Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CintyaOliveiraDaSilva_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais : a influência da burocracia de nível de rua l
Autor(es): Silva, Cíntya Oliveira da
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Sistema penitenciário
Ouvidoria
Políticas públicas
Controle social
Participação social
Burocratas de Nível de Rua
Data de apresentação: 12-Dez-2023
Data de publicação: 7-Fev-2024
Referência: SILVA, Cíntya Oliveira da. Disque 100 – Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais: a influência da burocracia de nível de rua l. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como foco compreender o processo de tratamento das demandas destinadas à Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais durante o processo de implementação da Política de Fortalecimento do Sistema Penitenciário - Eixo: Controle e Participação Social na Execução Penal. A escolha do tema se deu a partir da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 347 (ADPF 347), o sistema prisional brasileiro como “Estado de Coisas Inconstitucional (ECI)”, assim, a Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais é importante na garantia de acesso aos serviços público no sistema penal e entre outros direitos, além de fiscalizar estabelecimentos prisionais, logo, torna-se ator relevante para os instrumentos de controle e participação da sociedade civil, mostra-se necessário entender os modos de influência da burocracia de nível de rua, visto que as demandas recebidas pela ouvidoria passam por ações e decisões vinculadas e discricionárias dos profissionais que trabalham na entrega dos produtos e serviços da política pública. A base conceitual da presente pesquisa foi elaborada a partir do ciclo de políticas públicas, em especial, implementação de políticas públicas, tomada de decisão e retroalimentação de políticas públicas, também foram considerados as referências teóricas sobre judicialização, burocracia de nível de rua, controle e participação social. Os resultados foram atingidos a partir de etnografia como observador participante na Ouvidoria Nacional de Serviços Penais, também foram utilizadas entrevistas com os profissionais atuantes na política, coleta de informações em relatórios institucionais e sites oficiais. Como principais resultados destacam-se: a existência de influência dos burocratas da Ouvidoria Nacional de Serviços Penais na resolutividade das demandas, de forma positiva, adaptando a demanda; autonomia para desenhar e implementar a política; identificado a falta de capacidade organizacional; percepção negativa dos burocratas em relação ao Poder Legislativo; percepção de conflito dos burocratas em relação ao Poder Judiciário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.