Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37576
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FlaviaMarianeMarra_tcc.pdf721,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamento público e desigualdade de gênero : uma análise das emendas parlamentares ao Plano Plurianual de Ações Governamentais do estado de Minas Gerais para o ciclo 2020-2023
Autor(es): Marra, Flávia Mariane
Orientador(es): Duarte, Francisco José Mendes
Assunto: Políticas públicas
Gênero - desigualdade
Minas Gerais (MG)
Políticas públicas - mulheres
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 9-Fev-2024
Referência: MARRA, Flávia Mariane. Orçamento público e desigualdade de gênero: uma análise das emendas parlamentares ao Plano Plurianual de Ações Governamentais do estado de Minas Gerais para o ciclo 2020-2023. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Orçamento público é um dos instrumentos mais importantes dentro de qualquer governo. Por meio do orçamento, é possível avaliar as prioridades políticas de um Estado. As escolhas orçamentárias podem, portanto, ser as principais responsáveis na ampliação ou na redução das desigualdades sociais de gênero. Com o intuito de contribuir para o debate acadêmico a respeito de orçamento sensível de gênero ou a temática orçamento mulher, o presente estudo avalia tipo de emendas orçamentárias apresentadas por mulheres bem como evidencia as emendas que tiveram como intuito direto a redução da desigualdade de gênero ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020-2023 do estado de Minas Gerais. Durante a pequisa documental e qualitativa, a literatura mostrou a persistente visão estatal em relação as mulheres ainda por meio da ótica reprodutiva, e que, além disso, as mulheres parlamentares são vistas como mais propensas a discutir e se preocupar com temas majoritariamente relacionados à soft politics do que hard politics. Para poder responder a essa posição, foram analisadas as emendas parlamentares ao PPAG que tivessem sido protocoladas por mulheres. O esforço aqui empreendido vem no intuito de contribuir para essa temática que ainda carece de muita exploração considerando a importância e complexidade do assunto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.