Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SaraRodriguesOliveira_tcc.pdf1,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade das diretrizes clínicas para conjuntivite segundo Agree II e proposta de diretriz para o cuidado farmacêutico
Autor(es): Oliveira, Sara Rodrigues
Orientador(es): Santana, Rafael Santos
Coorientador(es): Alves, Bárbara Manuella Sodré
Assunto: Conjuntivite
Olhos - doenças
Cuidado farmacêutico
Diretrizes baseadas em evidências
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 14-Fev-2024
Referência: OLIVEIRA, Sara Rodrigues. Qualidade das diretrizes clínicas para conjuntivite segundo Agree II e proposta de diretriz para o cuidado farmacêutico. 2021. 58 f., il Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A conjuntivite aguda, um transtorno autolimitado, afeta uma porção significativa da população e vem acompanhada de sintomas oculares bastante incômodos. Dito isso, os pacientes que a manifestam, frequentemente, procuram prontos socorros para obter as primeiras informações, quando conseguiriam encontra-las nas farmácias. O alívio sintomático da conjuntivite pode ser alcançado através de medicamentos isentos de prescrição, orientados pelo profissional farmacêutico. Além disso, torna-se necessário ressaltar primeiro, que qualquer recomendação não farmacológica ou farmacológica deve basear-se em diretrizes e ou/protocolos clínicos de qualidade e que estes devem apresentar um rigor metodológico de elaboração elevado e reprodutível, onde é buscado a melhor decisão clínica para o paciente. Dessa forma, uma avaliação da qualidade das diretrizes existentes para o cuidado da conjuntivite aguda torna-se pertinente para sua aplicação. É notado ainda, que os estabelecimentos farmacêuticos carecem de um maior preparo para o manejo da conjuntivite, um bom atendimento farmacêutico está intimamente ligado ao conhecimento apresentado da doença e do seu tratamento. Assim justifica-se a criação de um protocolo de atendimento voltado a esse profissional, para orientar de forma prática e eficiente todas as etapas necessárias ao cuidado. Para elaboração da proposta de diretriz baseada em evidência, foi realizada uma revisão sistemática, utilizando diversas bases de dados e aplicado então o método ADAPTE. Ainda, as diretrizes já existentes foram avaliadas através do método AGREE II, com foco no domínio “rigor de desenvolvimento”. Resultando em 4 diretrizes avaliadas, dentro dos critérios esabelecidos, como de boa qualidade e recomendáveis pelas notas alcançadas no referido domínio.A proposta construída, abrange a definição da doença, as causas, a anamnese, as intervenções não farmacológicas e farmacológicas e o acompanhamento pelo farmacêutico. Entretanto esta proposta, ainda apresenta-se pendente de validação e publicação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.