Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37600
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AliceUedaCesar_tcc.pdf351,48 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBraga, Ana Rita Costa de Souza Lobo-
dc.contributor.authorCesar, Alice Ueda-
dc.identifier.citationCESAR, Alice Ueda. Mudança de rotina e desenvolvimento infantil durante a pandemia: uma revisão integrativa. 2023. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Analisar o impacto no desenvolvimento infantil gerado pela quebra de rotina forçada durante a pandemia de COVID-19. Fontes de Dados: Revisão integrativa de literatura, com base no checklist PRISMA ( Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), foram utilizadas as bases de dados eletrônicas para a pesquisa, Scielo, PubMed, Lilacs, BVS, além do mecanismo de busca BASE, criado pela universidade de Bielefeld, na Alemanha. Utilizando os descritores (“Child Development") AND ("COVID 19"); (“Desenvolvimento Infantil”) AND (“covid19”); ((“Return to School”) AND (“COVID19”)) AND (“Child Development”), de acordo com os Descritores de Ciências da Saúde(DeCS/MeSH). Inclui artigos em português e inglês, publicados entre 2019 e 2021. Síntese de Dados: Encontraramse 996 referências e, após critérios avaliativos, 10 seguiram adequados para a revisão, sendo 3 relacionados à cognição e educação, 5 referentes à saúde funcional e 2 discutem acerca da perspectiva social-mundial. Conclusão: As referências evidenciaram que fatores relacionados ao equilíbrio estabelecido outrora pelo desempenho dos papéis ocupacionais, em contextos diferentes do doméstico, e sua fusão com a rotina familiar pré-estabelecida, acarretou na na disfunção dos fatores cognitivos, comportamentais, funcionais, de saúde mental e física infantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordCrianças - saúde e higienept_BR
dc.titleMudança de rotina e desenvolvimento infantil durante a pandemia : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-14T13:46:49Z-
dc.date.available2024-02-14T13:46:49Z-
dc.date.submitted2023-01-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37600-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Objective: To analyze the impact on child development generated by forced routine disruption during the COVID19 pandemic.Resumo em inglês. Methods:Integrative literature review, based on the PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) checklist, using the electronic databases Scielo, PubMed, Lilacs, BVS, and the BASE search engine, created by the University of Bielefeld, Germany. Using the descriptors ("Child Development") AND ("COVID 19"); ("Child Development") AND ("covid19"); (("Return to School") AND ("COVID19")) AND ("Child Development"), according to the Health Sciences Descriptors (DeSC/MeSH). Articles in Portuguese and English, published between 2019 and 2021, were included. Result: 996 references were found, and after evaluative criteria 10 were suitable for review, of which 3 were related to cognition and education, 5 were related to functional health, and 2 discussed the social-world perspective. Conclusion: The references showed that factors related to the balance once established by the performance of occupational roles, in contexts other than the domestic, and its merger with the pre-established family routine, resulted in the dysfunction of cognitive, behavioral, functional, mental and physical health factors in childrenpt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.