Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37618
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ValeriaPereiraDosSantos_tcc.pdf498,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Compreensão dos cursistas em relação ao material didático de cursos online em extensão universitária
Autor(es): Santos, Valéria Pereira dos
Orientador(es): Amaro, Rosana
Assunto: Processo de ensino-aprendizagem
Tecnologia na educação
Material didático
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 18-Fev-2024
Referência: SANTOS, Valéria Pereira dos. Compreensão dos cursistas em relação ao material didático de cursos online em extensão universitária. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho teve como problema de pesquisa, qual a relevância da produção de material para os cursos online no âmbito da extensão universitária, na formação dos estudantes da Universidade de Brasília (UnB). Tendo como objetivo investigar a compreensão dos cursistas acerca do material didático produzido em dois cursos online no âmbito da extensão universitária. Este é um estudo conduzido pela metodologia qualitativa, que coletou os dados por meio de um questionário online semiestruturado, com base nas características do que se deve ter em um material didático, segundo Mercado e Freitas (2013), com o intuito de compreender suas percepções em relação aos cursos online produzidos. Os questionários foram produzidos com 5 tópicos sobre as características do material didático, com 4 a 5 questões sobre cada e com as opções de “Ruim” até “Ótimo”. Os resultados encontrados apresentam uma grande satisfação por parte dos cursistas, que aprovaram as características que compõem a estrutura de um material didático online, mostrando que a eficácia da produção de material didático para cursos online na extensão universitária contribui significativamente para o processo de aprendizagem, por promover uma experiência educacional mais dinâmica e atrativa.
Abstract: The current study aimed to assess the importance of generating materials for online courses within the University of Brasília's (UnB) extension program concerning student development. The objective was to delve into the comprehension of course attendees regarding the didactic materials produced in two online courses within university extension. This qualitative study collected data via a semi-structured online questionnaire, aligned with the criteria outlined by Mercado and Freitas (2013) for effective didactic material. Its aim was to grasp the participants' perceptions of the online courses produced. The questionnaires encompassed 5 topics on didactic material characteristics, each with 4 to 5 questions, offering response options ranging from "Poor" to "Excellent." The findings revealed a high level of satisfaction among course participants, endorsing the characteristics shaping the structure of online didactic material. This underscores that the efficiency of crafting didactic materials for online courses in university extension significantly contributes to the learning process by fostering a more dynamic and engaging educational experience.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.