Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37621
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VanessaHackNunesGuedes_tcc.pdf419,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A afetividade no processo de ensino-aprendizagem na educação física: uma revisão narrativa
Autor(es): Guedes, Vanessa Hack Nunes
Orientador(es): Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro
Assunto: Capacidade motora
Afetividade
Processo de ensino-aprendizagem
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 12-Dez-2023
Data de publicação: 18-Fev-2024
Referência: GUEDES, Vanessa Hack Nunes. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem na educação física: uma revisão narrativa. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) —Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: A educação tem o compromisso com a formação e o desenvolvimento humano integral, considerando toda relevância das dimensões física, afetiva, cognitiva e social. Apesar da importância do desenvolvimento global, percebe-se que programas educacionais que intentem o desenvolvimento da dimensão afetiva são relativamente escassos (SANTOS; PRIMI, 2014) e a linguagem para descrevê-la está pulverizada na literatura. Objetivos: Compreender a afetividade na relação pedagógica entre o objetivo de aprendizagem e o desenho de tarefas em unidades didáticas na Educação Física e propor modelos de representação tanto da estrutura da afetividade quanto da integração das dimensões e conteúdos de Educação Física na relação pedagógica entre objetivo-tarefa. Metodologia: Estudo de Revisão Narrativa realizado nas bases de dados Web of Science, Scientific Eletronic Library Online – Scielo e PsycINFO. A estratégia de busca foi norteada pelo formato PICOS e um total de 948 artigos foram encontrados. Baseado no fluxograma do modelo PRISMA, 22 artigos foram selecionados e analisados. Resultados e Discussão: Os resultados foram divididos em três capítulos: I) estrutura da afetividade; II) prática pedagógica e; III) modelo de integração das dimensões na relação pedagógica entre objetivo e tarefa. A afetividade foi compreendida, segundo os documentos pesquisados, como orgânica ao ser humano e divide-se entre habilidades socioemocionais – habilidades individuais – e ambiente afetivo – relações sociais –. Entretanto, os termos e definições não são consensuais na literatura. Os estudos abordaram diferentes maneiras para trabalhar a dimensão afetiva na Educação Física, seja utilizando modelos pedagógicos específicos ou executando aulas regulares conforme o currículo educacional. Os resultados afetivos foram positivos quando os professores apresentaram intencionalidade explícita e direta na aprendizagem afetiva (TERAOKA; KIRK, 2022). O modelo representa uma proposta para auxiliar a prática pedagógica do professor de Educação Física. A primeira etapa diz respeito à definição de objetivos de aprendizagem. A segunda demonstra os eixos da afetividade, cognição, motricidade, de conteúdo e abordagem; que contribuem para a construção da terceira etapa: o desenho de tarefas. Conclusão: O adequado desenho de tarefas precisa estar atrelado aos objetivos de aprendizagem pré-estabelecidos que busquem, além do aprimoramento das dimensões motora e cognitiva, o desenvolvimento intencional da dimensão afetiva. A linguagem construída neste trabalho tem por finalidade subsidiar a atuação do professor, de forma que ele tenha uma ferramenta para identificar, nomear e abordar a afetividade nas aulas de EF. É pertinente a realização de novos estudos que explorem esta integração e que validem o modelo proposto.
Abstract: Education is committed to integral human development, considering all the relevance of the physical, affective, cognitive, and social dimensions. Despite the importance of global development, it is clear the educational programs that aim to develop the affective dimension are relatively scare (SANTOS; PRIMI, 2014) and the language to describe it is widespread in the literature. Objectives: To understand affectivity in the pedagogical relationship between the learning objective and the design of tasks in didactic units in Physical Education and to propose models of representation of both the structure of affectivity and the integration of the dimensions and contents of Physical Education in the pedagogical relationship between objective-task. Methodology: Narrative Review Study carried out in databases Web of Science, Scientific Eletronic Library Online – Scielo e PsycINFO. The search strategy was guided by the PICOS format anda total of 948 articles were found. Based on the PRISMA model flowchart, 22 articles were selected and analyzed. Results and Discussion: The results were divided into three chapters: )structure of affectivity; II) pedagogical practice and; III) model of integration of dimensions in the pedagogical relationship between objective and task. Affectivity was understood, according to the documents researched, as organic to human beings and is divided between socio-emotional skills – individual skills – and the affective environment – social relationships –. However, the terms and definitions are not consensual in the literature. The studies presented different ways to work on the affective dimension in Physical Education, whether using specific pedagogical models or carrying out regular classes according to the educational curriculum. Affective results were positive when teachers showed explicit and direct intentionality in affective learning (TERAOKA; KIRK, 2022). The model represents a proposal to assist the pedagogical practice of Physical Education teachers. The first step concerns the definition of learning objectives. The second demonstrates the axes of affectivity, cognition, motor skills, content and approach; that contribute to the construction of the third stage: task design. Conclusion: The proper design of tasks needs to be linked to pre-established learning objectives that seek, in addition to improving the motor and cognitive dimensions, the intentional development of the affective dimension. The language constructed in this work aims to support the teacher’s actions, so that they have a tool to identify, name and approach affectivity in PE classes. It is pertinent to carry out new studies that explore this integration and validate the proposed model.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.