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Título: Trabalho docente e programas sociais nas escolas : formação profissional e transferência condicionada de renda visando a compensação das desigualdades do Distrito Federal (2008-2019)
Autor(es): Carvalho, Marina Porto
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Formação docente
Professores - formação
Data de apresentação: 25-Out-2021
Data de publicação: 19-Fev-2024
Referência: CARVALHO, Marina Porto. Trabalho docente e programas sociais nas escolas: formação profissional e transferência condicionada de renda visando a compensação das desigualdades do Distrito Federal (2008-2019). 2021. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a relação entre o nível de escolaridade de docentes em escolas de Educação Básica do Distrito Federal (DF) e o número de alunos que possuem o Número de Identificação Social (NIS), nos anos de 2008, 2014 e 2019. Foram elaboradas tabelas e gráficos para sistematizar e apresentar a informação obtida em resposta a solicitação de informações feitas por e-mail a Secretaria de Estado de Educação (SEE/DF) os dados fornecidos pela SEE/DF foram baseados no Educacenso (2008, 2014 e 2019), através da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (SUPLAV) e Diretoria de Informações Educacionais (DINFE), outras informações foram obtidas por meio do Ministério da Cidadania (MC) enviadas por e-mail, consulta ao Censo Escolar de 2019 e por solicitação junto ao Sistema Eletrônico do Serviço de informação ao Cidadão (e-SIC). Os dados coletados e sistematizados foram analisados criticamente, sem perder de vista a herança histórica da categoria docente na Educação Básica e a feminização da profissão. Utilizamos bibliografias da área da Educação e do Serviço Social como embasamento teórico para a interpretação dos dados estatísticos, especialmente no que diz respeito à segregação educacional. As análises demonstram uma diferenciação no nível de escolaridade entre os docentes da Educação Básica no Distrito Federal, e consequentemente seu salário, variando segundo a Região Administrativa e o número de estudantes com cadastro NIS. Percebemos a desigualdade de gênero enquanto fator incluso na formação docente.
Abstract: This term paper aims to present and analyze the correlation between the level of education of teachers in primary education schools of the Federal District (DF) and the number of students who have the Social Identification Number (NIS) in the following years: 2008, 2014 and 2019. Tables and graphs were elaborated to systematize and present the information obtained in response to the request for information made by e-mail to the State Department of Education. The data provided by SEE/DF the data provided by SEE/DF were based on Educacenso (2008, 2014 and 2019). The data was received through the Undersecretary of Planning, Monitoring and Evaluation (SUPLAV) and Board of Educational Information (DINFE), other information was obtained through the Ministry of Citizenship (MC) via e-mail, consultation of the School Census of 2019 and by request to the Electronic System of the Citizen Information Service (e-SIC). The data collected and systematized were critically analyzed, without losing sight of the historical heritage of the teaching category in Basic Education and the feminization of the profession. We have used bibliographies of the area of Education and Social Work as a theoretical basis for the interpretation of statistical data, especially regarding educational segregation. The analyses show a differentiation in the level of education among the teachers of Basic Education in the Federal District, and consequently their salary, varying according to the administrative region and the number of students with NIS registration. We perceive gender inequality as a factor included in teacher education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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