Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37625
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoPauloDominguetiBarreto_tcc.pdf2,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasil Participativo no Plano Plurianual (PPA) como instrumento de participação política digital : uma análise a partir da experiência democrática
Autor(es): Barreto, João Paulo Domingueti
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Democracia
Participação social
Democracia virtual
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 19-Fev-2024
Referência: BARRETO, João Paulo Domingueti. Brasil Participativo no Plano Plurianual (PPA) como instrumento de participação política digital: uma análise a partir da experiência democrática. 2023. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso concentrou-se na análise da Plataforma Brasil Participativo, uma iniciativa governamental da Diretoria de Participação Digital e Comunicação em Rede - SNPS/SGPR. Essa ferramenta tem se destacado como um eficaz instrumento de ação pública, buscando fomentar a participação social e fortalecer a democracia digital no Brasil. Com mais de 4 milhões de acessos e a ativa participação de 1,4 milhões de indivíduos no processo de planejamento governamental, torna-se relevante investigar a legitimidade democrática desse programa na participação cidadã por meio de políticas públicas incorporadas no PPA Participativo. O objetivo central desta pesquisa foi analisar em que medida o Brasil Participativo representa um mecanismo que confere legitimidade democrática ao processo de consulta cidadã, em âmbito do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. O embasamento teórico abrangeu a sociologia da ação pública, o conceito de democracia digital, a teoria do ator-rede e a análise tecnopolítica das inovações democráticas. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa e indutiva. Os dados utilizados foram secundários, coletados a partir do relatório oficial da Plataforma Brasil Participativo, bem como da própria plataforma, incluindo gráficos gerais que evidenciaram características legitimamente democráticas com base no modelo seguido, com grau de participação feminina, refletindo de fato em incorporação de mais de vinte demandas cidadãs no projeto de lei do PPA Participativo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.