Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37627
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaGabrieleSobrinhoRibeiro_tcc.pdf552,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do terceiro setor na implementação de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua : o caso do Distrito Federal
Autor(es): Ribeiro, Maria Gabriele Sobrinho
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Políticas públicas
População em situação de rua
Organizações da Sociedade Civil (OSC)
Terceiro setor
Data de apresentação: 12-Dez-2023
Data de publicação: 19-Fev-2024
Referência: RIBEIRO, Maria Gabriele Sobrinho. O papel do terceiro setor na implementação de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua: o caso do Distrito Federal. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar a atuação do terceiro setor na implementação de políticas públicas para a população em situação de rua do Distrito Federal e conhecer como as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) atuam na execução da Política para Inclusão Social da População em Situação de Rua do Distrito Federal (PISPSR/DF). O referencial teórico apresenta conceitos e características sobre o terceiro setor e seus componentes, instrumentos de parcerias utilizados, definições sobre políticas públicas e etapas do processo de implementação, além disso, descreve distintas concepções nacionais e internacionais sobre população em situação de rua (POP.RUA). A metodologia envolveu a aplicação de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados demonstram que as OSCs atuam de forma parcial na PISPSR/DF, uma vez que suas ações se limitam a aplicação dos eixos presentes na política. As OSCs participam de movimentos e lutas sociais, possuem pouco voluntariado, dependem substancialmente de subsídios do Estado e veem pouca efetividade nas políticas públicas adotadas pelo governo. Na implementação há um bom modelo de governança instaurado nos planos de trabalho das parcerias entre governo e OSCs, mas o apoio de políticos e parlamentares para as entidades é ínfimo. Por fim, as OSCs possuem duas concepções predominantes em relação as características da POP.RUA, a primeira delas é a visão adotada pela Política Nacional para a População em Situação de Rua e a segunda é perspectiva é a adotada por Schuch e Gehlen, no qual os integrantes da POP.RUA são identificados como sujeitos de direito, que utilizam suas experiencias e interesses na construção de lutas sociais e reinvindicações políticas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.