Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/377
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_NildaMariaFreitas.pdf240,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de conhecimento dos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de turismo de Goiânia
Autor(es): Freitas, Nilda Maria
Orientador(es): Calazans, Maria Regina Zamith
Assunto: Turismo
Ensino superior
Conhecimento
Metodologia científica
Data de apresentação: 4-Dez-2003
Data de publicação: 10-Jul-2009
Referência: FREITAS, Nilda Maria. Produção de conhecimento dos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de turismo de Goiânia. 2003. 62 f. Monografia (Especialização em Docência e Pesquisa em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Os trabalhos de final de curso nos cursos de graduação no que se refere a pesquisa, na maioria das vezes, são tão sintetizados, resumidos e pouco aprofundadas, que os alunos acabam por não conhecer" a real importância da pesquisa na produção de conhecimento, para sua vida profissional, da atenção que deve ser dedicada à elaboração de projetos de pesquisa e das orientações fundamentais de que necessitam para avançar no processo por meio das disciplinas que se destinam a esse fim. O objetivo deste trabalho foi de verificar a produção de conhecimento dos trabalhos de final de curso dos cursos de turismo de Goiânia. Foram analisados 18 trabalhos apresentados pelos graduados no período de junho de 2002 a junho de 2003, das duas IES que formaram turma nesse período. A análise dos trabalhos teve por critério verificar a relevância dos temas, conteúdo, pesquisa, respeitando a iniciação do acadêmico na produção do conhecimento e a contribuição desses trabalhos para o saber turístico.
Resumén: Los trabajos de final de curso en los cursos de graduación en lo que refiere a la investigación, en la mayoria de las veces son tan sintetizados, resumidos y poco profundizados que los alumnos acaban no conociendo la real importancia de la investigación en la producción de conocimiento para su vida profesional, de la atención que debe ser dedicada a la elaboración de proyetos de investigación y de las orientaciones fundamentales que necesitan para avanzar en el proceso por medio de las asignaturas que se destinan a ese fin. El objetivo de este trabajo fue verificar la producción de conocimiento de los trabajos de final de curso de los cursos de Turismo de Goiania. Fueron analizados 18 trabajos presentados por los graduandos en el período de junio de 2002 hasta junio de 2003, de las dos Instituciones de Enseñanza Superior (IES) que graduaron grupo en este período. El análisis de los trabajos tuvo como criterio verificar la relevancia de los temas, contenido, investigación, respetando la iniciación del alumno en la producción del conocimiento y la contribución de esos trabajos para el saber turístico.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.377
Aparece na Coleção:Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.