Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37743
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsabellaDeCastroJeronimo_tcc.pdf613,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Política fiscal na macroeconomia moderna e o contexto brasileiro
Autor(es): Jeronimo, Isabella de Castro
Orientador(es): Barbosa Filho, Nelson Henrique
Assunto: Política fiscal
Política monetária
Brasil - economia
Data de apresentação: 28-Jul-2023
Data de publicação: 29-Fev-2024
Referência: JERONIMO, Isabella de Castro. Política fiscal na macroeconomia moderna e o contexto brasileiro. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O impacto da política fiscal sobre a atividade é um tema essencial da macroeconomia, com destaque no contexto brasileiro recente, de aumento de dívida pública. São apresentados modelos que explicam as oscilações causadas pela política fiscal e sua relação com a expectativa de solvência do governo. Na sequência, é contextualizado o atual debate sobre contrações fiscais, que, embora sejam contracionistas na maior parte dos casos, devem ser adotadas quando estabilidade e crescimento estão comprometidos. Ao final, é apresentada a atual discussão de regras fiscais no Brasil. É possível concluir que a formulação da política fiscal deve ser baseada tanto no seu potencial de impacto sobre a atividade, sobre a taxa de juros e sobre o produto potencial, como na sua influência sobre as expectativas. No que se refere ao ajuste fiscal, o foco deve estar nas alternativas quando ele é necessário, como combinações de gasto e receita e condições iniciais, as quais devem ser consideradas de modo a atenuar o impacto recessivo da política e distribuir seu custo social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.