Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuizaNascimentoEvangelistaDeSousa_tcc.pdf790,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Política industrial e a reindustrialização do Brasil : um motor para o crescimento econômico
Autor(es): Sousa, Luiza Nascimento Evangelista de
Orientador(es): Oreiro, José Luís da Costa
Assunto: Crescimento econômico
Reindustrialização
Desindustrialização
Política industrial
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 29-Fev-2024
Referência: SOUSA, Luiza Nascimento Evangelista de. Política industrial e a reindustrialização do Brasil: um motor para o crescimento econômico. 2023. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar a trajetória do setor industrial no Brasil, estudando seu processo de desindustrialização, o histórico de políticas industriais implementadas no país, principalmente as mais recentes, a partir do primeiro governo de Lula e seus resultados. Explora-se a importância do setor industrial como motor do crescimento econômico de um país, tomando como base a visão heterodoxa de crescimento econômico setor-específico e os princípios Kaldorianos. Por fim, este trabalho pretende sugerir um plano de política industrial como meio para a reindustrialização do país, de forma a retomar um crescimento econômico de longo prazo sustentável. Para isso, analisa-se a trajetória do setor e da agenda de política industrial no Brasil, assim como as tendências para essa agenda em países desenvolvidos focados na reindustrialização de suas economias.
Abstract: This paper aims to analyze the industrial sector’s trajectory in Brazil, studying its process of deindustrialization, the history of industrial policies implemented in the country, especially the most recent ones, starting from Lula's first government, and their outcomes. It explores the importance of the industrial sector as the engine of a country's economic growth, based on the heterodox view of sector-specific economic growth and Kaldorian principles. Finally, this paper intends to propose an industrial policy plan as a means to re-industrialize the country, in order to regain sustainable long-term economic growth. For this purpose, the trajectory of the sector and the industrial policy agenda in Brazil is analyzed, as well as the trends for this agenda in developed countries that are focused on the reindustrialization of their economies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.