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Título: Transição para a eletromobilidade do transporte público no Distrito Federal : estudo de viabilidade e valoração dos benefícios ambientais e sociais
Autor(es): Bastos, Pedro Luiz Santos
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Transporte público
Veículos elétricos
Custo-benefício
Distrito Federal (DF) - transporte público
Data de apresentação: 15-Set-2023
Data de publicação: 1-Mar-2024
Referência: BASTOS, Pedro Luiz Santos. Transição para a eletromobilidade do transporte público no Distrito Federal: estudo de viabilidade e valoração dos benefícios ambientais e sociais. 2023. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A poluição atmosférica representa uma preocupação crescente à sociedade, haja vista os efeitos negativos que ela pode causar sobre a saúde humana e o meio ambiente. Dentre os causadores desta poluição, destacam-se os veículos movidos por combustíveis fósseis, cujo processo de combustão interna expele gases e partículas comprometedoras à natureza e ao bem-estar social. Em vista disso, a busca por meios de transporte ecologicamente responsáveis foi intensificada nos últimos anos, com os veículos elétricos ganhando protagonismo em virtude da maior sustentabilidade destes modelos. Dado o exposto, o objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade econômico-financeira da utilização de ônibus elétricos no Distrito Federal. Para tanto, a ferramenta escolhida para realização deste estudo é a Análise Custo-Benefício, a qual avalia a viabilidade do projeto tanto para o acionista como para a sociedade. Como importante parte da avaliação social, estão as projeções das externalidades provenientes do projeto, estimadas de acordo com as emissões evitadas de poluentes, tais como os gases de efeito estufa e material particulado. Através dos resultados, foi possível concluir que as principais barreiras à introdução desta tecnologia no Brasil dizem respeito ao investimento necessário para aquisição dos veículos, em processo que pode ser ainda mais dificultado em um contexto de política monetária contracionista de maior inacessibilidade ao crédito. A viabilidade do projeto para as operadoras de transporte é assegurada pelos atuais modelos de concessão de exploração do transporte coletivo. Por outro lado, espera-se uma maior resistência do órgão público responsável pela licitação de apoiar a proposta dos ônibus elétricos tendo em vista que isto significaria repasses governamentais mais elevados, resistência que pode ser ainda mais forte em um cenário de rigidez fiscal. Os indicadores calculados sugerem uma maior atratividade do projeto para a sociedade do que para o acionista, conforme esperado. Isto se deve, além das projeções de externalidades, às distorções entre os preços de mercado utilizados na análise de viabilidade privada e os preços sombra adotados na avaliação social.Ressalta-se, entretanto, as prováveis imprecisões da valoração das externalidades tendo em vista as limitações dos dados utilizados no trabalho.
Abstract: Air pollution is a growing concern for society, given the negative effects it can have on human health and the environment. Among the causes of air pollution, vehicles powered by fossil fuels stand out, whose internal combustion process expels gases and particles that compromise nature and social well-being. Therefore, the search for ecologically responsible means of transport has been intensified in recent years, with electric vehicles gaining prominence due to the greater sustainability of these models. The purpose of this study is to evaluate the economic and financial feasibility of using electric buses in Distrito Federal (Brazil). Thus, the tool chosen for this studyis the Cost-Benefit Analysis, which evaluates the viability of the project both for the shareholder and for society. As an important part of the social evaluation, there are the projections of externalities produced from the project, estimated according to the avoided emissions of pollutants, such as greenhouse gases and particulate matter. Through the results, it was possible to conclude that the main barriers to the introduction of this technology in Brazil are related to the investment required for the acquisition of vehicles, in a process that can be even more difficult in a context of contractionary monetary policy of greater inaccessibility to credit. The viability of the project for transport operators is ensured by the current public transport concession models. On the other hand, greater resistance is expected from the public agency responsible for the bidding to support the proposal for electric buses, considering that this would mean higher government transfers, resistance that may still be strong in a scenario of fiscal rigidity. The calculated indicators suggest a greater attractiveness of the project for society than for the shareholder, as expected. This is due, in addition to externality projections, to distortions between the market prices used in the private feasibility analysis and the shadow prices adopted in the social evaluation. It should be noted, however, the probable inaccuracies in the valuation of externalities since the limitations of the data used in the study.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.
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