Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuizeBuenoKaria_tcc.pdf11,39 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorViana, Gessilda da Silva-
dc.contributor.authorKaria, Luíze Bueno-
dc.identifier.citationKARIA, Luíze Bueno. O livro didático de geografia no Novo Ensino Médio : análise comparativa dos conteúdos de geografia abordados nas duas coleções de livros didáticos de ciências humanas mais utilizadas pelos Centros de Ensino Médio (CEM) do Distrito Federal. 2023. 102 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa o novo formato do livro didático de geografia a partir das mudanças implementadas pelo Novo Ensino Médio. Como objetivo busca-se identificar as similitudes e distinções existentes na elaboração e apresentação dos temas “meio ambiente” e “globalização” nas duas coleções de livro didático de ciências humanas mais utilizadas pelos Centros de Ensino Médio (CEM) do Distrito Federal, para avaliar se seriam significativas e como se dariam as diferenças presentes nas duas coleções, tanto nos conteúdos selecionados, quanto na sua profundidade e forma de abordagem. Foram analisados os volumes das coleções Moderna Plus - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da Editora Moderna, eHUMANITAS.doc da Editora Saraiva. Para o estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica e empregado o método comparativo para a análise das obras. Assim, constatou-se que as diferenças nas obras são significativas e que suas características podem impactar na aprendizagem dos estudantes, bem como na atuação dos professores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordReforma do ensinopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleO livro didático de geografia no novo ensino médio : análise comparativa dos conteúdos de geografia abordados nas duas coleções de livros didáticos de ciências humanas mais utilizadas pelos Centros de Ensino Médio (CEM) do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-02T02:02:18Z-
dc.date.available2024-03-02T02:02:18Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37777-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoFranca, Rafael Rodrigues da-
dc.description.abstract1This work analyzes the new format of the geography textbook based on the changes implemented by the new rules for High School. Its objective was to identify the similarities and distinctions that exist in the elaboration and presentation of the theme's “environment” and “globalization” in the two collections of human sciences text books most used by the Secondary Education Centers from the Federal District, to assess whether would be significant and how the differences present in both collections would occur in the selected contents and in their depth and approach. The textbooks of the collections Moderna Plus - Applied Human and Social Sciences, from Editora Moderna, and HUMANITAS.doc from Editora Saraiva, were analyzed. For the study, bibliographical research was carried out and the comparative method was used to analyze the textbooks. Thus, it was found that these differences in the text books are significant and that their characteristics can impact student learning, as well as the teacher's work.pt_BR
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.