Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37792
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LeonardoRangelGoulart_tcc.pdf162,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Vendem-se Ideias : subvertendo a publicidade em prol do pensamento crítico
Autor(es): Goulart, Leonardo Rangel
Orientador(es): Souza, Luciano Mendes de
Assunto: Comunicação de massa
Moda
Consumo
Identidade visual
Data de apresentação: 10-Jul-2023
Data de publicação: 2-Mar-2024
Referência: GOULART, Leonardo Rangel. Vendem-se Ideias : subvertendo a publicidade em prol do pensamento crítico. 2023. 223 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho consiste em levantar e explorar escolhidos tópicos dentro do panorama da publicidade e do consumo, analisando os efeitos destes sistemas no indivíduo moderno, assim como sua relação com sistemas e subsistemas adjacentes: a cibercultura, a mídia de massa, o capitalismo tardio, a sociedade imagética e a pós-modernidade. Os capítulos tratados a seguir funcionam como ensaios dentro de cada tema, da relação do consumo com cada uma de suas adjacências, buscando formar uma base teórica e conceitual para o produto artístico final destinado, assim como demonstrativos dos motivos que incentivaram seu desenvolvimento, pela inquietação e crítica ao estado atual do consumo. O objetivo geral, em conjunto com o levantamento teórico, foi de idealizar peças que incentivassem o pensamento crítico do público em relação ao consumo. Técnicas de subversão e de mixagem foram apresentadas, da arte e da mensagem, em foco dentro do conceito do estranhamento, enquadrado no estudo do sistema e da linguagem, que utiliza a própria identidade do sistema contra si próprio, permitindo sua transformação, similar a outras técnicas apresentadas a seguir, como o culture jamming e o détournement , escolhidas para o processo. Nos capítulos posteriores do trabalho estão apresentados às coletâneas referenciais e os estudos referentes aos campos da arte e da moda, obras focadas na conexão com a cultura do consumo e/ou na utilização das técnicas disruptivas. A combinação do estudo crítico da publicidade e da criação como ferramenta transformativa são os pilares do produto, o meio escolhido foram as roupas estampadas, a conexão de moda, arte, mensagem e identidade demostraram compatíveis às técnicas e referências de ruptura que o projeto busca realizar, assim como a relação identidade-produto que se encontra no cerne do consumo. As ilustrações apresentadas são releituras do imaginário da publicidade e da estética do consumo, imagens que funcionam como convites à reflexões sobre questões pontuais da contemporaneidade.
Abstract: The present paper consists of gathering and exploring selected topics within the context of advertising and consumption, analyzing the effects of these systems on the modern individual, as well as their relationship with adjacent systems and subsystems: cyberculture, mass media, late capitalism, the visual-dominated society and postmodernity. The chapters dealt with below function as essays within each theme, the relationship between consumption and each of its adjacencies, seeking to form a theoretical and conceptual basis for the final artistic product intended, as well as demonstrating the reasons that encouraged its development, due to the restlessness and criticism regarding the current state of consumption. The general objective, along with the theoretical basis, was to idealize objects that would encourage the public's critical thinking in relation to consumption. Subversion and remixing techniques were presented, on art and message, in focus within the concept of defamiliarization, framed in the Studys of systems and language, which uses the system's own identity against itself, allowing its transformation, similar to other techniques presented below, such as culture jamming and detournement, chosen for the process. In the later chapters of the work, we present references and studies related to the fields of art and fashion, works focused on the connection with consumer culture and/or the use of disruptive techniques. The combination of the critical study of advertising and creation as a transformative tool are the pillars of the product, with the chosen medium of graphic clothing, the connection of fashion, art, message and identity proved to be compatible with the techniques and references of rupture that the project seeks to accomplish, as well as the identity-product relationship that is at the heart of consumption. The illustrations presente dare rereading's of the imaginary of advertising and the aesthetics of consumption, images that act as invitations for reflections on specific contemporary issues.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.