Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37813
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsabellaReisSilva_tcc.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas de combate ao trabalho escravo no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Isabella Reis
Orientador(es): Ghiraldelli, Reginaldo
Assunto: Trabalho escravo
Política social
Políticas públicas
Data de apresentação: 7-Dez-2023
Data de publicação: 4-Mar-2024
Referência: SILVA, Isabella Reis. Políticas públicas de combate ao trabalho escravo no Distrito Federal. 2023. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As sucessivas transformações que ocorreram no mundo do trabalho, alicerçadas no capitalismo e em articulação com o aparato político-ideológico neoliberal, resultaram na intensificação da exploração da força de trabalho, flexibilização das relações trabalhistas e na desproteção social. A superexploração da força de trabalho é instrumento fundamental para produção e reprodução dos objetivos do capital, naturalizando formas degradantes de trabalho e jornadas exaustivas, aproximando a realidade do trabalho formal, com as tipificações do trabalho análogo à escravidão. O Brasil recebeu reconhecimento internacional, pela execução de ações voltadas para a erradicação do trabalho escravo no país, seguindo a tríade prevenção, repressão e reinserção, contudo não significou necessariamente mudanças nas condições de trabalho. O Distrito Federal se destaca, quando em 2019, passa a compor o grupo de municípios com mais autos de infração do trabalho escravo em todo o país. Portanto o estudo realizado neste Trabalho de Conclusão de Curso objetivou identificar e analisar as intervenções estatais e ações governamentais executadas pelo Distrito Federal, no âmbito do mundo do trabalho e na proteção social, especificamente as ações voltadas para a prevenção do trabalho escravo contemporâneo e a reinserção no mercado de trabalho das vítimas resgatadas de atividades laborais escravizantes. A partir disso, ponderar o direcionamento social das estratégias e ações para a erradicação do trabalho escravo em âmbito distrital, associando aos indicadores, dados, denúncias e perfil das vítimas resgatadas, a fim de delinear seus efeitos para a construção e implementação de políticas públicas no Distrito Federal. Com a finalidade de conhecer e ponderar sobre a temática do trabalho escravo, a pesquisa realizou uma abordagem qualitativa, apreendendo os significados da conjuntura social, por meio dos instrumentos técnicos de revisão bibliográfica e documental, utilizando sites governamentais como fonte principal de investigação de programas sociais e de geração de emprego e renda, empreendidas em âmbito distrital. Buscou-se, com as trabalhadoras das instituições públicas da política de Assistência Social, por informações e protocolos de ação, mediante o papel singular da política no pós resgate das vítimas de trabalho escravo. Os dados e reflexões obtidos, revelam que as alternativas oferecidas para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais e econômicas, são pautadas no incentivo ao empreendedorismo, como forma de subsistência. Realizou-se, uma análise das propostas legislativas que tramitam no Congresso Nacional, para o enfrentamento do trabalho escravo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.