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2022_HeloisaRodriguesItacarambyBessa_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorDunaeva, Cristina Antonioevna-
dc.contributor.authorBessa, Heloisa Rodrigues Itacaramby-
dc.identifier.citationBESSA, Heloisa Rodrigues Itacaramby. Análise crítica de imagens publicitárias utilizadas na ditadura militar brasileira. 2022. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs publicidades ideológicas foram parte das atividades da ditadura militar no Brasil visando a construção de um discurso coeso e homogêneo para todos os cidadãos, sobre a maneira que o país estava sendo governado e apresentando recados diretos àqueles que não seguissem com seus preceitos ideológicos. Objetivou-se analisar como as inserções midiáticas foram utilizadas durante a ditadura para a construção e consolidação de um discurso, mesmo que suas produções não sejam tão ricas, quanto as produções artísticas da época. Além de apresentar as possíveis influências da arte visual na construção dessas publicidades, que vendiam a imagem de um país coeso e livre tanto para os próprios cidadãos como para a comunidade internacional. Buscou-se, assim analisar, por comparação de características semelhantes, as publicidades ditatoriais com os atributos de movimentos artísticos da época. Concomitantemente, analisam-se algumas obras da chamada “arte de protesto” que, censurada ou marginalizada, expunha a realidade de um país que não possuía senso crítico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDitadura militarpt_BR
dc.subject.keywordPropaganda governamentalpt_BR
dc.subject.keywordArte e políticapt_BR
dc.subject.keywordPublicidade e propagandapt_BR
dc.titleAnálise crítica de imagens publicitárias utilizadas na ditadura militar brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T15:02:59Z-
dc.date.available2024-03-05T15:02:59Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37849-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Ideological advertisements were part of the activities of the military dictatorship in Brazil, aimed at building a cohesive and homogeneous discourse for all citizens, about the way the country was being governed and presenting direct messages to those who did not follow their ideological precepts. The objective was to analyze how media insertions were used during the dictatorship for the construction and consolidation of a discourse, in addition to presenting the possible influences of visual art in the construction of these advertisements, which sold the image of a cohesive and free country both for the citizens themselves. citizens and the international community. Thus, a superficial attempt was made to analyze, by comparing similar characteristics, dictatorial advertisements with the attributes of artistic movements of the time. Concomitantly, some works of the so-called “protest art” are analyzed, which, censored or marginalized, exposed the reality of a country that lacked a critical sense.pt_BR
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



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