Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37930
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GisselleLaylaAbdonDoVale_tcc.pdf2,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Explorando os desafios da comunicação humano-IA na educação : uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Vale, Gisselle Layla Abdon do
Orientador(es): Borges, Priscila Monteiro
Coorientador(es): Souza, Cleidson de
Assunto: Inteligência artificial
Linguagem natural
Interação homem-máquina
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 13-Mar-2024
Referência: VALE, Gisselle Layla Abdon do. Explorando os desafios da comunicação humano-IA na educação: uma revisão sistemática da literatura. 2023. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Vivemos uma era marcada por mudanças tecnológicas significativas e a Inteligência Artificial (IA) é um dos principais vetores dessa transformação. Seu impacto em diversos setores da sociedade já se mostram visíveis, especialmente no campo da educação. A interação entre humanos e IA em linguagem natural, com os avanços alcançados pelos grandes modelos de linguagem, suscita questões relevantes sobre a comunicação eficaz com máquinas. Dessa forma, este trabalho é uma revisão sistemática da literatura que se propõe a investigar e mapear os desafios comunicacionais na interação humano-IA, com foco na aplicação de grandes modelos de linguagem na educação. A revisão contemplou a análise de 28 artigos analisados com o método qualitativo, utilizando o método qualitativo de análise temática teórica com codificação aberta. O estudo identificou 8 temas principais (Acessibilidade; Relação Humano-IA; Literacia em IA; Engenharia de Prompts; Compreensão Contextual; Arquitetura, Interface e Output; Estilo Conversacional; e Questões Éticas), compostos por 31 subtemas, os quais foram minuciosamente discutidos e explorados.
Abstract: We live in an era defined by intense technological shifts, and Artificial Intelligence (AI) stands at the forefront of this transformation. Its impact on various sectors of society is already clear and particularly notable in the field of education. The interaction between humans and AI in natural language, with the leaps achieved by large language models, raises relevant questions about effective communication with machines. Thus, this work is a systematic literature review that aims to investigate and map the communicational challenges in human-AI interaction, focusing on the application of large language models in education. The review encompassed the analysis of 28 articles using a qualitative approach, employing a theoretical thematic analysis method with open coding. The study identified 8 main themes (Accessibility; Human-AI Relationship; AI Literacy; Prompt Engineering; Contextual Understanding; Architecture, Interface, and Output; Conversational Style; and Ethical Issues), composed of 31 subthemes, which were meticulously discussed and explored.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.