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Título: O poder do reggaeton nas redes sociais : análise das estratégias de marketing de Bad Bunny, J Balvin e Karol G no Instagram e no TikTok
Autor(es): Francisco, Gabriela Felipe
Orientador(es): Amaral, Luiza Spínola
Assunto: Reggae
Marketing digital
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 12-Dez-2023
Data de publicação: 15-Mar-2024
Referência: FRANCISCO, Gabriela Felipe. O poder do reggaeton nas redes sociais: análise das estratégias de marketing de Bad Bunny, J Balvin e Karol G no Instagram e no TikTok. 2023. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de marketing de Bad Bunny, J Balvin e Karol G no Instagram e no TikTok para promover o reggaeton. A partir dessa proposta, busca-se compreender como esses artistas utilizam ambas as plataformas para promover seu trabalho e sua imagem, investigando as táticas empregadas, os conteúdos compartilhados e o impacto dessas ações em sua visibilidade global. Para isso, foi analisada a atuação, durante os dias comerciais entre 7 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2023, dos três cantores de reggaeton que se destacam na cena e são referências no gênero. Nesse sentido, a análise teve como foco identificar as estratégias de marketing, analisar o aproveitamento de recursos específicos das plataformas na criação de conteúdos e entender a dinâmica da interação entre os artistas e seus seguidores. A metodologia utilizada para o tratamento dos resultados foi a pesquisa de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. Para a construção do trabalho foi empregada a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, fundamentada na análise de conteúdo, e estudo de caso. Como resultado, observa-se que cada cantor utilizou as redes sociais de maneira diferente por estarem em momentos distintos da carreira. No entanto, eles mostraram habilidades em adaptar suas estratégias ao contexto individual, demonstrando uma compreensão da dinâmica digital e das expectativas do público. O estudo visa contribuir para a compreensão da relevância do TikTok e do Instagram como plataformas que não apenas fomentam a comunicação, mas também desempenham um papel significativo na criação de tendências e moldagem de comportamentos. Essa compreensão pode auxiliar artistas, profissionais da indústria musical e estudiosos da área a entenderem a relação entre a música contemporânea e as redes digitais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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