Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37951
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielDaSilva_ThiagoSilva_tcc.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Propostas para o ensino da acessibilidade digital no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Gabriel Teixeira da
Silva, Thiago Villa Real
Orientador(es): Nóbrega, Germana Menezes da
Assunto: Acessibilidade digital
Computação
Tecnologia assistiva
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 18-Mar-2024
Referência: SILVA, Gabriel Teixeira da; SILVA, Thiago Villa Real. Propostas para o ensino da acessibilidade digital no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. 2023. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A acessibilidade tem emergido como um critério vital de qualidade de software, ganhando crescente relevância nos últimos anos. Em uma era em que a sociedade depende cada vez mais da tecnologia para diversas facetas do cotidiano, é crucial garantir que o acesso a essa tecnologia seja transparente e igualitário, atendendo a usuários com diversas origens e capacidades. Contudo, muitos sites e aplicativos modernos ainda enfrentam desafios significativos em termos de acessibilidade. Um dos motivos para essa situação reside na falta de conscientização dos desenvolvedores de software sobre questões de acessibilidade. O ensino da acessibilidade digital permanece deficitário, especialmente nos cursos da área de Computação. Com o intuito de apoiar professores e alunos no ensino da acessibilidade digital, esta pesquisa realiza um mapeamento do cenário atual do ensino dessa temática em cursos de Computação, propondo intervenções para aproximar as práticas de desenvolvimento das diretrizes WCAG 2.1 (W3C) [1]. Este trabalho busca contribuir para a crescente importância do ensino da acessibilidade digital em cursos de Computação, destacando a urgência da inclusão dessa temática nos currículos de tecnologia. Afinal, desenvolver uma web mais acessível torna-se impraticável se os profissionais que a concebem desconhecem os fundamentos da acessibilidade digital.
Abstract: Accessibility has emerged as a vital criterion for software quality, gaining increasing rel evance in recent years. In an era where society relies more and more on technology for various aspects of daily life, it is crucial to ensure that access to this technology is transpar ent and equitable, serving users with diverse backgrounds and abilities. However, many modern websites and applications still face significant challenges in terms of accessibility. One reason for this situation is the lack of awareness among software developers regarding accessibility issues. The teaching of digital accessibility remains deficient, especially in Computer Science courses. With the aim of supporting teachers and students in teaching digital accessibility, this research maps the current landscape of teaching this topic in Computer Science courses, proposing interventions to align development practices with the WCAG 2.1 guidelines (W3C) [1]. This work seeks to contribute to the growing importance of teaching digital accessibility in Computer Science courses, emphasizing the urgency of including this topic in technology curricula. After all, developing a more accessible web becomes impractical if the professionals designing it are unaware of the fundamentals of digital accessibility.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.