Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37968
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarcusViniciusSantosDeAlmeida_tcc.pdf11,47 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLima, Luísa Guimarães-
dc.contributor.authorAlmeida, Marcus Vinícius Santos de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marcus Vinícius Santos de. “Bom dia!”: o kitsch e seu impacto na comunicação digital. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractSustentado nos estudos de comunicação visual, o objetivo deste artigo é analisar a estética kitsch presente nas imagens gráficas digitais com mensagens de Bom Dia através da metodologia de pesquisa bibliográfica e de pesquisa visual em design gráfico. O percurso do artigo consiste em explorar a influência do kitsch na sociedade e sua aplicação no ciberespaço através de um novo momento categorizado como kitsch eletrônico. Em seguida são abordados os conceitos do design em seus devidos recortes temporais, a fim de compreender sua terminologia, o que é design gráfico, sua transição para a era digital, suas transformações e influências ao longo da história. No final é feita uma revisão bibliográfica para compor a análise metodológica e a pesquisa visual através dos princípios de kitsch, esta que será divida em três etapas: i) recolher, ii) visualizar, e iii) analisar. Como resultado, os princípios mais evidentes são acumulação, conforto e inadequação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesign gráficopt_BR
dc.subject.keywordComunicação visualpt_BR
dc.subject.keywordCiberespaçopt_BR
dc.title“Bom dia!” : o kitsch e seu impacto na comunicação digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-19T14:09:06Z-
dc.date.available2024-03-19T14:09:06Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37968-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Based on visual communication studies, this article aims to analyze the kitsch aesthetic present in digital graphic images with Good Morning messages through the methodology of bibliographical research and visual research in graphic design. This article explores the influence of kitsch on society and its application in cyberspace through a new moment categorized as electronic kitsch. Next, design concepts are discussed in their appropriate time frames to understand their terminology, what graphic design is, its transition to the digital era, and its transformations and influences throughout history. In the end, a bibliographical review is carried out to compose the methodological analysis and visual research through the principles of kitsch, which will be divided into three stages: i) collect, ii) visualize, and iii) analyze. As a result, the most evident principles are accumulation, comfort and inadequacy.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.