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Título: O tédio da hiperexcitação : aceleração e precarização no mercado de trabalho de comunicação
Autor(es): Zandonai, Vinícius Giulianni Cunha
Orientador(es): Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto: Produção audiovisual
Artistas visuais
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 20-Mar-2024
Referência: ZANDONAI, Vinícius Giulianni Cunha. O tédio da hiperexcitação: aceleração e precarização no mercado de trabalho de comunicação. 2023. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a percepção de tempo do cidadão moderno e como ela foi construída e alterada com o passar das gerações. De modo mais específico, ele se propõe a pensar o fenômeno da aceleração social moderna e suas consequências psicológicas no indivíduo contemporâneo tais como: a forte incidência do tédio no contexto da hiperexcitação, a baixa tolerância para frustrações e uma radical noção acelerada de tempo que torna vídeos de mais de 5 minutos insuportáveis de assistir, bem como esperas de mais de 6 meses por um novo filme de sua franquia preferida inaceitáveis. Buscaremos entender como alguns desses fenômenos de comportamento produzidos pela lógica da aceleração, quando somados e reproduzidos por parte considerável da população mundial, repercutem em contextos profissionais, transformando o atual mercado de comunicação e de produção de conteúdo, que precisa lidar com prazos nada razoáveis e grandes expectativas de empregadores e do próprio público. Como estudo de caso foi analisado o emblemático exemplo de artistas visuais da gigante norte-americana Marvel, que parece não prover as melhores condições de trabalho para esses artistas, mesmo com uma infraestrutura bilionária. A metodologia utilizada para coleta de depoimentos desses artistas foi a etnografia em rede (Flick, 1998), cujo objetivo foi produzir uma análise de mercado envolvendo profissionais do estúdio em questão. O exemplo, todavia, não é nada pontual e reflete uma lógica moderna de consumo e produção que parece se repetir em outros contextos, empresas e países, afetando de forma direta o trabalho do profissional de comunicação.
Abstract: The overall goal of this undergraduate thesis is to make a reflection about the time perception of the modern ordinary person, and how it was built and altered with the passage of generations. More specifically, we will look into the phenomenon of modern social acceleration and its psychological consequences in the contemporary society, such as: a strong incidence of boredom in the context of hyperarousal, low tolerance to frustration and an accelerated notion of time, that makes unwatchable all videos that are longer than 5 minutes, and unacceptable waiting longer than 6 months to have released a new movie of your favorite franchise. We will seek to understand how some of these behavioral phenomena produced by the acceleration logic, when are all added together and reproduced by a considerable share of the world’s population, reverberate in professional contexts, transforming the current content creation and communication job market, that has to deal with unreasonable deadlines and face great expectations from employers and the public. As case study, we analyzed the emblematic case of the VFX artists of Marvel. The methodology to collect the testimonials of these artists was the network ethnography, whose objective was to produce and analysis of the market that englobes the studio’s artists. The example, however, is not one-off, and reflects a modern consumption and production logic that appears in other contexts, companies and countries, but always directly affecting the work environment of the communication professionals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
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