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dc.contributor.advisorGomes, André Luís-
dc.contributor.authorAraújo, Lincoln Correia Milhomens de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Lincoln Correia Milhomens de. Magia na literatura: elos e cisões entre a Medeia Euripidiana e Medea Mina Jeje, de Rudinei Borges dos Santos. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teorias Literária e Literaturas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise comparativa entre as personagens Medeia da tragédia grega escrita por Eurípides e Medea Mina Jeje, da peça do autor paraense Rudinei Borges dos Santos, tendo em vista as respectivas relações com a magia, sobretudo, com o phármakon, utilizado por cada protagonista, e da diferença discursiva que as distanciam. A partir de estudos históricos referentes ao trajeto das práticas religiosas realizadas pela Medeia euripidiana e Medea Mina Jeje, oriunda do Reino de Daomé, e das observações textuais sobre os elementos da natureza, que as duas personagens dominam, constituintes da arte da cura e do envenenamento, é desvendada uma nova e importante face desse mito, representada por uma mulher escravizada e preta, Medea Mina Jeje, que sacrifica seu filho aos Voduns para que ele não atravesse o mal da escravidão. As discussões e análises desenvolvidas terão o amparo do resgate mitológico produzido por Olga Rinne e Martha Robles, bem como o auxílio do termo phármakon, examinado por Jacques Derrida em A farmácia de Platão, e os estudos sobre o discurso na obra de Michel Foucault.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTragédia gregapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileirapt_BR
dc.subject.keywordAnálise literáriapt_BR
dc.titleMagia na literatura : elos e cisões entre a Medeia Euripidiana e Medea Mina Jeje, de Rudinei Borges dos Santospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-21T14:09:22Z-
dc.date.available2024-03-21T14:09:22Z-
dc.date.submitted2023-12-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38006-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article presents a comparative analysis between the characters Medea from the Greek tragedy written by Euripides and Medea Mina Jeje, from the play by Pará author Rudinei Borges dos Santos, considering their respective relationships with magic, especially with the pharmakon, used by each protagonist, and the discursive difference that distances them. Based on historical studies relating to the trajectory of religious practices carried out by the Euripidean Medea and Medea Mina Jeje, from the Kingdom of Dahomey, and textual observations on the elements of nature, which the two characters dominate, constituents of the art of healing and poisoning, a new and important facet of this myth is revealed, represented by a black enslaved woman, Medea Mina Jeje, who sacrifices her son to the Voduns so that he does not go through the evil of slavery. The discussions and analyzes developed will be supported by the mythological rescue produced by Olga Rinne and Martha Robles, as well as the help of the term pharmakon, examined by Jacques Derrida in Plato's Pharmacy, and studies on discourse in the work of Michel Foucault.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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