Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38050
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AbraaoBarbosaDaSilva_tcc.pdf728,37 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorJardim, Vanessa de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Abraão Barbosa da-
dc.identifier.citationSILVA, Abraão Barbosa da. A prática de leitura rítmica e solfejo: um estudo na banda de música do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros de Palmas-TO. 2023. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo traz como temática a prática de leitura rítmica e solfejo em banda militar do corpo de bombeiros, tendo como lócus de pesquisa a banda do colégio do Bombeiro Militar da cidade de Palmas-TO. Apresenta como objetivo geral: analisar a prática de leitura rítmica e solfejo na banda militar do corpo de bombeiros de Palmas -TO, desdobrando para os seguintes objetivos específicos: investigar como o aluno da banda militar do corpo de bombeiros aprende leitura rítmica e solfejo; descrever as práticas que são propostas e refletir sobre as práticas de leitura rítmica e solfejo. Este estudo configura como uma pesquisa qualitativa, utilizando como coleta de dados um questionário. Como fundamentação teórica, este estudo apoia em alguns autores, tais como: Almeida (1959); Bohumil Med (1986); Arruda (1960); Mascarenhas (1973); Dalcroze (1865-1945), Costa (2018), Pozzoli (1895), Barbosa (1994), Nascimento (2003), Nogueira (2022), Souza (2015), Freire (2008), Willems (1967), Arruda (1960), Aquino (2023), Benward (1921), Gramani (1944-1998) e Silva (2015). Os resultados desse estudo apontam a importância do solfejo na aprendizagem musical e a eficácia no ensino pedagógico musical com a utilização de métodos e apostilas de solfejo em bandas e escolas de música.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLeitura rítmicapt_BR
dc.subject.keywordSolfejopt_BR
dc.subject.keywordBandas (Música)pt_BR
dc.titleA prática de leitura rítmica e solfejo : um estudo na banda de música do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros de Palmas-TOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-30T21:41:29Z-
dc.date.available2024-03-30T21:41:29Z-
dc.date.submitted2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38050-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study has as its theme the practice of rhythmic reading and solfeggio in a military band of the fire department, having as locus of research the band of the school of the Military Firefighter of the city of Palmas-TO. Its general objective is to analyze the practice of rhythmic reading and solfeggio in the military band of the fire department of Palmas -TO, unfolding to the following specific objectives: to investigate how the student of the military band of the fire department learns rhythmic reading and solfège; describe the practices that are proposed and reflect on the practices of rhythmic reading and solfège. This study is a qualitative research, using a questionnaire as data collection. As a theoretical foundation, this study is supported by some authors, such as: Almeida (1959); Bohumil Med (1986); Arruda (1960); Mascarenhas (1973); Dalcroze (1865-1945), Costa (2018), Pozzoli (1895), Barbosa (1994), Nascimento (2003), Nogueira (2022), Souza (2015), Freire (2008), Willems (1967), Arruda (1960), Aquino (2023), Benward (1921), Gramani (1944-1998) and Silva (2015). The results of this study point to the importance of solfeggio in musical learning and the effectiveness of musical pedagogical teaching using solfeggio methods and handbooks in bands and music schools.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.