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Título: Microempreendedor individual : análise da percepção e conhecimentos específicos de integrantes de empresas júnior
Autor(es): Souza Junior, Prestes Paulo de
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Microempreendedor Individual (MEI)
Empreendedorismo
Informação contábil
Empresa Júnior
Data de apresentação: 3-Fev-2023
Data de publicação: 9-Abr-2024
Referência: SOUZA JUNIOR, Prestes Paulo de. Microempreendedor individual: análise da percepção e conhecimentos específicos de integrantes de empresas júnior. 2023. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Microempreendedor Individual é um instrumento jurídico instituído pela Lei Complementar nº128/2008, que alterou a lei 123/2006. Esta lei utiliza um critério de contribuição tributária, por meio de valores mensais e pré-fixados dos tributos englobados pelo Simples Nacional. Sua função precípua residia em permitir que profissionais autônomos e pequenos empresários que atuassem por conta própria pudessem sair da informalidade e corroborar para o crescimento na arrecadação de impostos por parte do governo. Conhecer sobre suas características tem se mostrado algo cada vez mais necessário, haja visto o aumento gradativo das pessoas que aderem a esta classe a cada ano. O objetivo deste artigo é de analisar a percepção e conhecimentos específicos dos integrantes de Empresas Junior de uma IES Pública, a respeito dos aspectos inerentes a essa classe. Para tanto, foi realizada a aplicação de um questionário virtual com três blocos de perguntas para 118 participantes entre os meses de agosto e setembro de 2022. Dados iniciais para traçar o perfil dos respondentes e perguntas a respeito de aspectos gerais sobre empreendedorismo associado a figura do Microempreendedor Individual. Por último, vinte questões específicas a respeito dessa classe para aferir seu nível de conhecimento. A análise do estudo apontou que os alunos da EJ (Empresa Junior) do curso de Ciências Contábeis são os que possuem maior conhecimento específico em relação a categoria do MEI, dentre as EJ’s participantes. Revelou-se também que os estudantes que estão nos semestres finais de seus respectivos cursos obtiveram melhor desempenho no questionário das perguntas específicas em relação aos que estão nos semestres iniciais, o que indica que a instituição de ensino tem papel relevante na difusão de conhecimento dessa classe por meio de suas disciplinas e projetos ofertados. Apontou-se que os integrantes da Empresa Junior do Curso de Administração têm maior tendência a abrir um negócio próprio. Averiguou-se que a maior incidência de respostas incorretas, se deram a respeito da matéria previdenciária intrínseca ao MEI e também a alguns dos aspectos fiscais estabelecidos nele.
Abstract: The Individual Microentrepreneur is a legal instrument established by Complementary Law nº 128/2008, which amended Law 123/2006. This law uses a tax contribution criteria, through monthly and pre-fixed amounts of the taxes included in the Simples Nacional. Its main goal was to allow self-employed professionals and small entrepreneurs to leave informality and contribute to the growth in tax collection by the government. Knowing about its characteristics has proved to be increasingly necessary, given the gradual increase in the number of people who join this group each year. The objective of this article is to analyze the perception and specific knowledge of the members of Junior Companies of a Public University about the aspects inherent to this class. To this end, a virtual quiz was applied with three blocks of questions to 118 participants between the months of August and September 2022. Initial data to profile the respondents and questions about general aspects of entrepreneurship associated with the figure of Individual Microentrepreneur. Finally, twenty specific questions about this group to assess your level of knowledge. The analysis of the study pointed out that the students who were part of the Accounting course Junior Company were the ones who had the greatest specific knowledge in relation to the Individual Microentrepreneur category, among the participating Junior Companies. It was also revealed that students who are in the final semesters of their respective courses had better performance in the quiz of specific questions in relation to those in the initial semesters, which indicates that the educational institution has a relevant role in the dissemination of knowledge regarding the Individual Microentrepreneur through its classes and projects offered. It was pointed out that the members of the Administration Course Junior Company are more likely to open their own business. It was found that the highest incidence of incorrect answers was related to the social security matter intrinsic to the Individual Microentrepreneur and also to some of the fiscal aspects established therein.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
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