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Título: Caracterização do Movimento Empresa Júnior de Nutrição do Brasil : intenção empreendedora na formação profissional
Autor(es): Ferreira, Gabriela Verônica Martins
Orientador(es): Botelho, Raquel Braz Assunção
Assunto: Empreendedorismo
Empresa Júnior
Nutricionistas
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 9-Abr-2024
Referência: FERREIRA, Gabriela Verônica Martins. Caracterização do Movimento Empresa Júnior de Nutrição do Brasil: intenção empreendedora na formação profissional. 2022. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A formação profissional dos nutricionistas têm passado por modificações a fim de atender às demandas do mercado de trabalho, o qual se torna cada vez mais competitivo. Em um cenário onde a capacitação profissional é tão importante quanto a inovação e o poder de adaptação, o incentivo ao empreendedorismo mostra-se fundamental. As empresas juniores servem como uma potente ferramenta de educação empreendedora ativa nas instituições de ensino superior, podendo contribuir de forma significativa para os futuros profissionais. Dessa forma, o presente trabalho buscou mapear o Movimento Empresa Júnior nos cursos de nutrição do Brasil, por meio de um estudo descritivo e transversal. Para isso, desenvolveu-se um questionário a fim identificar as empresas e caracterizar suas atividades, bem como o reconhecer as habilidades desenvolvidas pelos membros com a experiência. Foram encontradas 25 empresas, dentre as quais 18 participaram do estudo. A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva. Os resultados encontrados mostram que a maior parte das empresas juniores de nutrição possuem entre 0 e 5 anos de existência e estão vinculadas a universidades públicas da região Sudeste. As instituições atuam predominantemente na área de alimentação coletiva. Os serviços ofertados pelo maior número de Empresas Juniores, bem como os mais executados no ano de 2020, foram a ficha técnica de preparação e a rotulagem nutricional. Nesse mesmo período, juntas, as empresas chegaram a movimentar uma receita superior a 256 mil reais ao ano. Assim, pode-se concluir que o Movimento Empresa Júnior, como um projeto de extensão nos cursos de Nutrição no Brasil, ainda se mostra restrito e sem grande visibilidade. O mapeamento realizado evidenciou ainda um contraste entre os serviços realizados e a formação generalista oferecida pelos cursos de Nutrição. Ademais, as empresas juniores promovem o contato com conhecimentos alinhados às demandas do mercado de trabalho e com a formação de uma mentalidade empreendedora, mostrando-se importantes como ambiente de aprendizado prático durante a graduação.
Abstract: The professional qualification of nutritionists has undergone changes in order to meet the demands of the labor market, which has become increasingly competitive. In a scenario where professional training is as important as innovation and the power to adapt, encouraging entrepreneurship is fundamental. Junior companies work as a powerful tool to active entrepreneurial education in universities, and can significantly contribute to the future professionals. That way, the present article sought to map the Nutrition Junior companies movement in Brazil, through a descriptive and cross-sectional study. For this purpose a questionnaire was developed in order to identify and characterize their activities, as well as recognizing the abilities developed by the members with the experience. Also, some skills developed by the members within the business experience within graduation were briefly analyzed. From the survey of nutrition junior companies from Brazil, 25 companies were found, among which 18 participated in the study after invitation. Data analysis was performed via descriptive statistics. The results found show that the biggest part of junior nutrition companies have between 0 to 5 years of existence and are bound to public universities located in the Southeast region of Brazil. The institutions work predominantly in the area of Nutrition in collective feeding. The services offered by the largest number of Junior Companies, as well as the most performed in 2020, were Technical Sheet of Preparation and Nutritional labeling. In addition, in this same period, together, the companies managed to generate revenue of more than 256 thousand reais per year. Thus, it can be concluded that the Junior Company Movement, as an extension project in Nutrition courses in Brazil, is still restricted and has limited visibility. The mapping carried out showed a contrast between the services performed and the general education offered by the Nutrition courses. Finally, the formation of an entrepreneurial mindset, proving to be important as a practical learning environment during graduation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2022.
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