Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38149
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MylenaXavierButrago_tcc.pdf3,81 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSimeão, Elmira Luzia Melo Soares-
dc.contributor.authorButrago, Mylena Xavier-
dc.identifier.citationBUTRAGO, Mylena Xavier. Produtos e serviços nas plataformas digitais das editoras universitárias brasileiras: uma análise comparativa. 2023. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo descritivo que utiliza métodos quali-quantitativos baseando-se nas plataformas digitais provenientes das Editoras Universitárias escolhidas. Esta pesquisa também pode ser entendida como uma análise comparativa, que busca adquirir conhecimentos para sua aplicação prática ao comparar dados sobre produtos e serviços de comunicação e divulgação nas plataformas virtuais de Editoras Universitárias brasileiras. Constitui-se, assim, uma pesquisa que utiliza-se tanto de diretrizes qualitativas quanto quantitativas. Seu objetivo geral é examinar a relação direta entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a criação de interfaces digitais mais comunicativas no contexto das editoras. A pesquisa também analisa o papel da pessoa bibliotecária como profissional partícipe deste processo. Para atingir tal objetivo, o estudo foi estruturado em três partes essenciais: fundamentação teórica, coleta de dados nas plataformas digitais das editoras com avaliação quali-quantitativa dos websites, e o de envio de questionário para detalhar a atuação bibliotecária nessas instituições. Como conclusão, foi possível perceber um cenário de transformações nos produtos e serviços editoriais, mas com pouco destaque para a ação bibliotecária nesse contexto. Apesar de pequenas falhas, tais editoras entregam serviços e produtos de comunicação que desempenham um grande papel para o êxito na disseminação de suas publicações e processo editorial, adaptando e inovando para dar suporte informacional eletrônico à sua comunidade acadêmica e usuários externos como podem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEditoras universitárias - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordPlataformas digitaispt_BR
dc.subject.keywordServiços de informaçãopt_BR
dc.subject.keywordAtuação bibliotecáriapt_BR
dc.titleProdutos e serviços nas plataformas digitais das editoras universitárias brasileiras : uma análise comparativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T12:25:01Z-
dc.date.available2024-04-10T12:25:01Z-
dc.date.submitted2023-04-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38149-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present analysis is a descriptive study that uses quali-quantitative methods based on the digital platforms from the chosen University Publishers. This research can also be comprehended as a comparative analysis, which develops knowledge by comparing data on communication and dissemination products and services on the virtual platforms of Brazilian University Publishing Houses. Therefore, it is a research that implements both qualitative and quantitative guidelines. Its general objective is to examine the direct connection between Information and Communication Technologies and the creation of better digital interfaces in the context of publishing houses. The research also analyzes the role of the librarian as a professional who participates in this process. To achieve this goal, the study was structured in three essential parts: theoretical foundation, data collection in the digital platforms of the publishers with the quali-quantitative evaluation of the websites and the sending of a questionnaire to specify the librarian's role in these institutions. In conclusion, it is possible to perceive a scenario of transformations in publishing products and services, but with little emphasis on the librarian's action in this context. Despite minor weaknesses, such publishing houses deliver services and communication products that fulfill a big role in the successful dissemination of their publications and editorial process, adapting and innovating to provide electronic informational support to their academic community and external users as much as they can.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.