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Título: Capacitação em biblioterapia para intervenção em ambiente escolar direcionada a crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Barroso, Andrea Christina Carvalho
Orientador(es): Caribé, Rita de Cássia do Vale
Assunto: Capacitação
Biblioterapia
Transtorno do espectro autista
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 10-Abr-2024
Referência: BARROSO, Andrea Christina Carvalho. Capacitação em biblioterapia para intervenção em ambiente escolar direcionada a crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho explora o potencial da biblioterapia como uma abordagem terapêutica complementar para crianças com o transtorno do espectro autista (TEA). A pesquisa identificou a necessidade urgente de capacitação especializada para bibliotecários que desejam atuar nesta área uma vez que essas não são ofertadas atualmente. O texto inicia com uma breve introdução ao TEA, destacando suas características marcantes, além de discutir as vertentes da biblioterapia clínica e desenvolvimental, ressaltando a possibilidade de que esta tenha um papel complementar à psicoterapia. Também são explorados os benefícios da aplicação da biblioterapia ao TEA, destacando sua natureza multidisciplinar e a possibilidade de implementação tanto em ambientes clínicos quanto escolares, auxiliando no desenvolvimento acadêmico e psicossocial de crianças com TEA. Destaca-se a importância da seleção adequada de materiais e do processo de acompanhamento pós aplicação do processo de biblioterapia para garantir a continuidade desse desenvolvimento. Para a aplicação da biblioterapia em ambientes escolares, é destacada a importância da formação específica dos profissionais envolvidos, incluindo professores, psicólogos e bibliotecários, e são discutidas as capacitações necessárias, considerando as demandas extras que crianças com TEA podem apresentar. O trabalho finaliza com a apresentação de um modelo de curso de capacitação para bibliotecários escolares que pode ser adaptado para desenvolvimento em diferentes instituições de ensino superior. O curso abrange conteúdos essenciais para a aplicação da biblioterapia ao TEA, como: Fundamentos da biblioterapia; Transtorno do Espectro Autista; Seleção e adaptação de materiais; Processo de biblioterapia; Avaliação dos resultados. A capacitação de bibliotecários para atuar na biblioterapia com crianças com TEA é essencial para garantir uma intervenção eficaz e inclusiva que proporcione maior possibilidade de inclusão e desenvolvimento de crianças com este transtorno. O modelo de curso apresentado no texto é uma contribuição importante para suprir suprir essa lacuna atualmente existente no contexto brasileiro.
Abstract: The present paper explores the potential of bibliotherapy as a complementary therapeutic approach for children with autism spectrum disorder (ASD). The research identified the urgent need for specialized training for librarians who wish to work in this area since these are not currently offered. The text begins with a brief introduction to ASD, highlighting its defining characteristics, besides discussing the strands of clinical and developmental bibliotherapy, emphasizing the possibility of this playing a complementary role to psychotherapy. The benefits of applying bibliotherapy to ASD are also explored, highlighting its multidisciplinary nature and the possibility of implementing it in both clinical and school environments, supporting the academic and psychosocial development of children with ASD. The importance of the appropriate material selection and post-application follow-up of the bibliotherapy process is emphasized to guarantee this development’s continuity. For the application of bibliotherapy in school environments, the importance of specific training for the professionals involved is highlighted, including teachers, psychologists, and librarians, and the necessary training is discussed, considering the extra demands that children with ASD may present. The paper concludes with the presentation of a training course model for school librarians that can be adapted for development in different higher education institutions. The course encompasses essential content for the application of bibliotherapy to ASD, such as: Fundamentals of bibliotherapy; Autism Spectrum Disorder; Selection and adaptation of materials; Bibliotherapy process; Evaluation of results. The training of librarians to work in bibliotherapy with children with ASD is essential to ensure an effective and inclusive intervention that offers a greater chance of inclusion and development for children with this disorder. The course model presented in the text is na important contribution to bridging this gap that currently exists in the Brazilian context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
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