Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NaiaraLemosSilva.pdf2,45 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGuazina, Liziane Soares-
dc.contributor.authorSilva, Naiara Lemos-
dc.identifier.citationSILVA, Naiara Lemos. Para entender o Patropi: um estudo sobre a atual imagem turística brasileira. 2011. 176 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2011.en
dc.description.abstractNeste estudo, buscamos compreender como a atual imagem turística brasileira pode ser entendida dentro da cultura, do processo de representação e da formação de identidades. Sugerimos, então, a existência de duas imagens turísticas: a do Patropi e a do Brasil Sensacional. O primeiro, assim denominado em alusão à música de Jorge Ben, é o país tropical, carnavalizado, abençoá por Dê e boní por naturê, que esbanja simpatia, algo mais e alegria. Já o segundo, refere-se ao Brasil contemporâneo, modernizado e empreendedor, anunciado pela Embratur em 2005 e, desde então, promovido por ela no exterior. Quão Patropi é o Brasil Sensacional? Como as antigas representações de Brasil se relacionam com a construção e promoção da atual imagem turística brasileira? Nossa hipótese é que a atual imagem turística brasileira não é um retrato nítido da sociedade, mas revela as configurações mentais de identidade e de alteridade, às quais tal sociedade se submeteu. Dessa forma, a Embratur anuncia um Brasil contemporâneo, mas também evoca – ora negando, ora confirmando – antigos estereótipos elaborados a partir do Outro e da identidade nacional. Portanto, a atual imagem turística brasileira é feita para o olhar estrangeiro e a partir do olhar estrangeiro. Para entender o Patropi, e consequentemente, o Brasil Sensacional, é preciso estudar como se construiu a nação imaginada que os brasileiros compartilham entre si e com o mundo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTurismoen
dc.subject.keywordBrasilen
dc.subject.keywordTurismo e Estadoen
dc.titlePara entender o Patropi : um estudo sobre a atual imagem turística brasileiraen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-09-20T10:50:38Z-
dc.date.available2012-09-20T10:50:38Z-
dc.date.issued2012-09-20T10:50:38Z-
dc.date.submitted2011-12-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3818-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons