Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38278
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_WilsonDeBritoFerreira_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCelestino, Victor Rafael Rezende-
dc.contributor.authorFerreira, Wilson de Brito-
dc.identifier.citationFERREIRA, Wilson de Brito. Problema de alocação de frota: modelagem, simulação e comparação de algoritmos para resolver problemas MILP usando computação paralela. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, construído sobre pesquisas anteriores, investigou o emprego de paradigmas de programação paralela, aliado à execução de programas em múltiplos processadores e unidades de processamento gráfico - GPUs - para a resolução de problemas de alocação de frota. O objetivo foi modelar o Problema de Alocação de Frota com estruturas da linguagem Python de forma a possibilitar a resolução do modelo de programação linear mista resultante com recursos de programação paralela a nível de software e hardware. Para a consecução do objetivo foram empregadas abordagens a nível de software, dentro de um ambiente de programação centrado na linguagem Python, e hardware, com uso de equipamentos com processamento paralelo em CPU. Programas Python foram adaptados para o ambiente de computação paralela do NPAD/UFRN, tanto na forma interativa do Jupyter Notebook quanto para execução não assistida em linha de comando e por intermédio de arquivos de comandos para o interpretador bash. O desempenho na solução do Problema de Alocação de Frota foi avaliado para os solvers CBC e HiGHS. Os resultados encontrados corroboram trabalho anterior, trazem perspectivas quanto ao uso dos recursos de programação paralela para a solução de problemas de programação linear mista em geral e propostas para novos estudos sobre o tema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProgramação paralela (Computação)pt_BR
dc.subject.keywordPython (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subject.keywordAviação civilpt_BR
dc.titleProblema de alocação de frota : modelagem, simulação e comparação de algoritmos para resolver problemas MILP usando computação paralelapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-22T14:53:21Z-
dc.date.available2024-04-22T14:53:21Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38278-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work, built on previous research, investigated the use of parallel programming paradigms, combined with the execution of programs on multiple processors and graphic processing units - GPUs - to solve fleet assignment problems. The objective was to model the Fleet Assignment Problem with Python language structures in order to enable the resolution of the resulting mixed linear programming model with parallel programming resources at the software and hardware level. To achieve the objective, software-level approaches were used, within a programming environment centered on the Python language, and hardware, with the use of equipment with parallel processing on the CPU. Python programs were adapted for the NPAD/UFRN parallel computing environment, both in the interactive form of the Jupyter Notebook and for unattended execution in the command line and through command files for the bash interpreter. The performance in solving the Fleet Assignment Problem was evaluated for the CBC and HiGHS. The results found corroborate previous work, bring perspectives on the use of parallel programming resources to solve mixed linear programming problems in general and proposals for further studies on the subject.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.