Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarlosRobertoScariot_tcc.pdf3,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Saúde pública no município de São Miguel do Oeste - SC : estruturação histórica
Autor(es): Scariot, Carlos Roberto
Orientador(es): Ribeiro, Jefferson Bruno Pereira
Assunto: Saúde pública
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 26-Abr-2024
Referência: SCARIOT, Carlos Roberto. Saúde pública no município de São Miguel do Oeste - SC: estruturação histórica. 2019. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho traz de forma abrangente e superficial aspectos da colonização e emancipação do município de São Miguel do Oeste – SC. Apresenta mudanças do cenário de acesso as práticas de saúde preventiva e reativa, para população do município, proporcionadas pela gestão pública realizando uma abordagem da acessibilidade quanto as práticas de saúde, desde os pioneiros até os dias de hoje. Relata de forma genérica as condições de acesso a saúde pública no município, procurando realçar as mudanças após a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), preconizado pela Constituição Federal de 1988. A pesquisa utilizou uma abordagem exploratória descritiva, buscando apresentar fenômenos qualitativos e quantitativos, que impactaram nas condições de saúde pública no município de São Miguel do Oeste-SC com coleta de dados em sites de domínio público e aplicação de questionários. Através deste foi possível agregar dados históricos do município concernentes a sua formação e desenvolvimento, paralelamente, apresentar o viés do enfrentamento das anomalias, sujeitas a esta população no curso histórico, relativos a disponibilidade pelo serviço público, ampliando as informaçãos do processo histórico e da saúde pública. È possível perceber a mudança significativa no paradigma da acessibilidade aos serviços de saúde do ponto de vista econômico, do pago ao gratuito protagonizado pela legislação, o acesso a um número maior de serviços no próprio domicílio, destacando que o baixo interesse social e a implementações de legislações desfavoráveis como a EC nº 95/2016 engessamento os investimentos, poderão comprometer o modelo de saúde pública gestado na década de noventa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.