Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38385
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MilenaDeJesusPinheiro_tcc.pdf948,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Finanças comportamentais : uma análise da influência das emoções nas tomadas de decisões de consumo dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB)
Autor(es): Pinheiro, Milena de Jesus
Orientador(es): Saraiva, Mayla Cristina Costa Maroni
Assunto: Finanças comportamentais
Tomada de decisão
Estudantes - finanças
Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Finanças pessoais
Data de apresentação: 8-Dez-2023
Data de publicação: 29-Abr-2024
Referência: PINHEIRO, Milena de Jesus. Finanças comportamentais: uma análise da influência das emoções nas tomadas de decisões de consumo dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB). 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das emoções nas tomadas de decisões de consumo dos estudantes de Ciências Contábeis no contexto das Finanças Comportamentais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza questionários online para coletar dados sobre as emoções dos estudantes durante o processo de tomada de decisão de compra. A coleta foi realizada por meio da plataforma Microsoft Forms e o questionário foi composto por 13 questões fechadas e 2 abertas, totalizando 15 questões. A pesquisa contou com a participação de 81 estudantes e os resultados revelam que emoções, como felicidade, tristeza e ansiedade, têm um impacto significativo nas decisões de compra dos estudantes. Adicionalmente, os estudantes empregam estratégias, como busca por informações adicionais e validação social, para lidar com as emoções durante esse processo. Compreender a influência emocional nas decisões de consumo é essencial na área das Finanças Comportamentais, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes por parte das organizações e auxiliando os consumidores por outro lado a terem mais consciência e autoconhecimento na hora de tomar decisão.
Abstract: This work aims to analyze the influence of emotions on consumer decisions made by students of Contábeis Sciences in the context of Financial Behavior. The research adopts a qualitative approach and uses online questionnaires to collect data on students' emotions during the purchasing decision-making process. The query was created using the Microsoft Forms platform and the questionnaire was composed of 13 quests dated and 2 opened, totaling 15 quests. The research included the participation of 81 students and the results revealed that emotions, such as happiness, sadness and anxiety, had a significant impact on the students' purchasing decisions. Additionally, students employ strategies, such as seeking additional information and social validation, to deal with emotions during this process. Understanding the emotional influence on consumer decisions is essential in the area of Behavioral Finance, contributing to the development of more effective marketing strategies by organizations and helping consumers on the other hand to have more awareness and self-knowledge when making decisions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.