Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silveira Júnior, Aldery | - |
dc.contributor.author | Launé, Fábio Enzio Moura Pereira | - |
dc.identifier.citation | LAUNÉ, Fábio Enzio Moura Pereira. Cabotagem brasileira: análise das barreiras burocráticas que impactam negativamente a performance do modal. 2023. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Brasil apresenta condições favoráveis à utilização do transporte aquaviário, mas o
sistema administrativo e fiscalizatório cria diversos entraves para o desenvolvimento
desse meio de transporte. Este estudo teve como objetivo analisar os obstáculos
burocráticos do sistema brasileiro de transporte de carga por cabotagem. A
metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual visou a identificação e análise
dos aspectos do sistema de fiscalização e administração gerido pelo governo federal,
responsável pelo controle da liberação e embargo das operações do transporte de
carga por cabotagem. Nesse contexto, foram identificadas melhorias que o governo
já vem implementando nos processos administrativos e de fiscalização, bem como
foram apontados os obstáculos que o próprio governo introduz nesse processo,
retardando e inviabilizando a eficiência desse tipo de transporte. Identificou-se que os
procedimentos burocráticos representam obstáculos para o desenvolvimento desse
meio de transporte aquaviário. Espera-se que este trabalho contribua para incentivar
o poder público a adotar medidas destinadas a diminuição dos impactos negativos
das barreiras burocráticas sobre o transporte de carga por cabotagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte de carga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte aquaviário | pt_BR |
dc.title | Cabotagem brasileira : análise das barreiras burocráticas que impactam negativamente a performance do modal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T12:32:29Z | - |
dc.date.available | 2024-04-30T12:32:29Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38405 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Brazil presents favorable conditions for the use of water transport; however, the
administrative and regulatory system creates several obstacles to the development of
this means of transportation. The study aimed to analyze the bureaucratic obstacles of
the Brazilian cargo shipping system. The methodology used was bibliographic
research, which aimed to identify and analyze aspects of the supervision and
administration system managed by the federal government, responsible for controlling
the release and embargo of coastal cargo transport operations. In this context,
improvements that the government has already been implementing in administrative
and supervisory processes were identified, as well as obstacles that the government
itself introduces into this process, delaying and hindering the efficiency of this type of
transport. It was identified that bureaucratic procedures represent obstacles to the
development of this water transport means. It is hoped that this work contributes to
encouraging the government to adopt measures aimed at minimizing the negative
impacts of bureaucratic barriers on coastal cargo transport. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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