Título: | Análise exploratória das tarifas aéreas praticadas no Brasil no período de 2019 a 2022 e perspectivas para o serviço de transporte por eVTOL |
Autor(es): | Godinho, Gabriel Marinho |
Orientador(es): | Celestino, Victor Rafael Rezende |
Assunto: | Pesquisa operacional Mobilidade aérea urbana Aviação civil |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 30-Abr-2024 |
Referência: | GODINHO, Gabriel Marinho. Análise exploratória das tarifas aéreas praticadas no Brasil no período de 2019 a 2022 e perspectivas para o serviço de transporte por eVTOL. 2023. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O avanço das tecnologias para veículos elétricos (EVs) proporcionou o
desenvolvimento acelerado do setor e o advento dos novos modelos de aeronaves de
decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL). Os benefícios e potenciais dessas novas
tecnologias prevê reaquecer o setor da Mobilidade Regional Aérea (RAM), tornando-o
mais sustentável, acessível e lucrativo. O presente trabalho propõe-se a analisar e
compreender as variáveis apresentadas pelo banco de dados da ANAC que influenciaram
as tarifas dos voos tradicionais entre 2019 e 2022, e correlacionar as percepções obtidas
com as análises desses dados aos serviços de transporte por eVTOL no modelo de
Mobilidade Regional Aérea (RAM) brasileira. A pesquisa foi desenvolvida, com base na
metodologia da Design Science Research (DSR), um paradigma derivado da Design
Science (DS). Esta abordagem orienta o pesquisador a centrar sua pesquisa na resolução
do problema apresentado no contexto estudado, através da identificação, projeto,
avaliação e/ou criação de um ou mais artefatos que garantam a resolução do problema ou
da melhoria desejada. Para o desenvolvimento do artefato proposto pela DSR, de maneira
complementar, foi aplicada as etapas da metodologia da Análise Exploratória de Dados
(AED), que prevê a coleta, organização, tratamento, análise e interpretação dos dados. O
artefato consistiu no notebook do Google Colaboratory, utilizando linguagem de
programação Python para organização, tratamento e análise dos dados. A partir dessa
combinação, os resultados foram apresentados nos resultados da pesquisa. Por fim, foi
possível constatar que as variáveis número de assentos ofertados nos voos, distância
percorrida (km) e período do ano, devem influenciar as tarifas praticadas no futuro serviço
de transporte por eVTOL, mas não serão as únicas. Para pesquisas futuras, sugere-se a
investigação das demais variáveis que influenciarão o valor da tarifa praticada no serviço,
e o aprimoramento da análise de correlação delas com a tarifa. |
Abstract: | The advance of electric vehicle (EV) technologies has led to the accelerated development of the
sector and the advent of new models of electric vertical take-off and landing (eVTOL) aircraft.
The benefits and potential of these new technologies are expected to reignite the Regional Air
Mobility (RAM) sector, making it more sustainable, accessible and profitable. This research
aims to analyze and understand the variables presented by the ANAC database that influenced
traditional flight fares between 2019 and 2022, and to correlate the perceptions obtained from
the analysis of this data with eVTOL transport services in the Brazilian Regional Air Network
(RAM) model. The research was carried out using the Design Science Research (DSR)
methodology, a paradigm derived from Design Science (DS). This approach guides the
researcher to focus their research on solving the problem presented in the context studied,
through the identification, design, evaluation and/or creation of one or more artifacts that
guarantee the resolution of the problem or the desired improvement. In order to develop the
artifact proposed by the DSR, the steps of the Exploratory Data Analysis (EDA) methodology
were applied in a complementary manner, which involves collecting, organizing, processing,
analyzing and interpreting data. The artifact consisted of the Google Collaboratory notebook,
using the Python programming language to organize, process and analyze the data. Based on
this combination, the results of the exploratory data analysis were presented in the research
results. Finally, it was found that the variables number of seats offered on flights, distance
traveled (km) and time of year should influence the fares charged in the future eVTOL transport
service, but they will not be the only ones. For future research, it is suggested to investigate the
other variables that will influence the fare charged for the service and improving the analysis
of their correlation with the fare. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.