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Título: Ferramentas e boas práticas de gestão de projetos em organizações públicas : um estudo de caso no Ibama
Autor(es): Carvalho, Lorrane Pinheiro de
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Gestão de projetos
Administração pública
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 2-Mai-2024
Referência: CARVALHO, Lorrane Pinheiro de. Ferramentas e boas práticas de gestão de projetos em organizações públicas: um estudo de caso no Ibama. 2023. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com o intuito de realizar melhorias na prestação de serviços aos cidadãos e no andamento dos processos administrativos, a implementação de novas ferramentas e práticas tem se mostrado benéfica no processo de modernização da Administração Pública. Entre as práticas passíveis de implementação no setor público, está a Gestão de Projetos, que surge como uma ferramenta de apoio à execução de projetos públicos, a qual busca gerar maior eficiência em seus processos em seu ciclo de vida. Entretanto, autores destacam que as especificidades do setor público devem ser levadas em consideração no processo de implementação de tais ferramentas e práticas. Isto posto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como o uso de ferramentas e boas práticas de gestão de projetos ocorre em escritórios de projetos de organizações públicas. Ademais, além da identificação de fatores que influenciam sua implementação, a pesquisa tem como objetivos específicos identificar o nível de maturidade do escritório de projetos objeto da pesquisa, identificar as principais práticas e ferramentas utilizadas nos grupos de processos de gestão de projetos do órgão, bem como seus benefícios observados e adaptações necessárias realizadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a metodologia adotada foi um estudo de caso. A pesquisa foi aplicada na Divisão de Captação de Recursos e Processos Especiais (DCPE), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a qual exerce a função de Escritório de Projetos. Como instrumento de pesquisa, foram aplicados dois questionários e uma entrevista foi realizada. Os resultados obtidos apontam que os fatores facilitadores observáveis na implementação de ferramentas e práticas de gestão de projetos são a capacidade técnica da equipe, a boa receptividade pelas partes interessadas nos projetos, a boa interlocução por parte do Escritório de Projetos na conscientização do uso das ferramentas pelo órgão e o assessoramento realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Como fator dificultante na implementação de ferramentas e práticas de gestão de projetos, a questão orçamentária foi destacada. A partir dos resultados obtidos, pôde-se perceber que os fatores atrelados à boa receptividade por parte dos servidores são essenciais na implementação de novas práticas em uma organização. Ademais, foi observado que instrumentos normativos, característicos do modelo burocrático podem surgir como facilitadores no processo de modernização do setor público. Desse modo, o presente estudo contribui para o campo de pesquisa da Administração Pública, fornecendo uma visão de como os fatores característicos e presentes no setor público podem influenciar positivamente ou negativamente na implementação de novas ferramentas e práticas que buscam proporcionar maior eficiência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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