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Título: Valor da marca de smartphone com inteligência artificial : efeito da precificação de lançamento e da divulgação da segurança dos dados pessoais no anúncio
Autor(es): Lima, Maria Luana Teixeira
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Inteligência artificial
Dados - privacidade
Marca - valor de mercado
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 2-Mai-2024
Referência: LIMA, Maria Luana Teixeira. Valor da marca de smartphone com inteligência artificial: efeito da precificação de lançamento e da divulgação da segurança dos dados pessoais no anúncio. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Inovações tecnológicas com inteligência artificial têm sido incorporadas em smartphones com preços elevados, especialmente durante os períodos de lançamento de novas versões ou atualizações das marcas. No entanto, esses dispositivos utilizam dados dos consumidores para viabilizar os serviços inovadores oferecidos a eles. Surgem questionamentos sobre a possibilidade de adoção de uma estratégia de precificação diferente durante os lançamentos e a não divulgação do uso de dados pessoais dos consumidores em seus anúncios. Diante disso, a teoria sobre valorização da marca norteou esta pesquisa propondo investigar o efeito do preço do smartphone com inteligência artificial e da privacidade de dados seguros dos usuários sobre a valorização da marca. Foi realizado um experimento simulado entre sujeitos (2 x 2 x 2) com 357 participantes, tendo estrátegia de precificação, diferencial com atributo de inteligência artificial e divulgação no anúncio dos dados pessoais como as três variáveis independentes e o valor da marca como variável dependente. Os participantes foram alocados em 8 grupos distintos (6 grupos experimentais e 2 grupos controle), com uma distribuição randômica simples entre os respondentes para todos os grupos. Os resultados demonstram um efeito positivo entre o smartphone com precificação de penetração, uma estratégia não muito utilizada nesse mercado, com atributo de inteligência artificial e não divulgação no anúncio dos dados pessoais seguros, como mais efetivos para aumentar o valor da marca. A pesquisa pode auxiliar na construção e gerenciamento da marca na inserção de novos produtos tecnológicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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