Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38496
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JulioSalabertDeQueiroz_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A capital desencontrada : um olhar sobre o espaço urbano de Brasília
Autor(es): Queiroz, Julio Salabert de
Orientador(es): Caruso, Haydée Glória Cruz
Assunto: Segregação socioespacial
Brasília (DF)
Urbanismo
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 14-Mai-2024
Referência: QUEIROZ, Julio Salabert de. A capital desencontrada: um olhar sobre o espaço urbano de Brasília. 2023. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A cidade de Brasília representou dentro do cenário brasileiro uma grande tentativa de ruptura e superação de processos sócio-históricos que afetavam o desenvolvimento do país e não permitiam a consolidação do projeto de modernização nacional. A construção da nova capital mobilizou forças diversas, e a arquitetura modernista se consolidou enquanto estética dominante da cidade, definindo os traçados urbanos de uma metrópole marcada desde o princípio por uma realidade de segregação socioespacial e dependências das periferias com a região do Plano Piloto. O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre o espaço urbano de Brasília por meio de um enfoque na temática da segregação urbana e das percepções e representações individuais e coletivas acerca da capital. Brasília é uma cidade que carrega um valor simbólico enorme, e a sua realidade social desigual contribui para que muitos de seus espaços sejam ocupados e significados de maneira muito diversa por seus agentes. Entender as motivações que contribuíram para a formação de uma cidade segregada é de extrema importância para pensar perspectivas de enfrentamento e superação de conjunturas adversas. Por meio de um trabalho de revisão bibliográfica, dedico-me num primeiro momento da minha obra a traçar um panorama histórico do desenvolvimento urbano de Brasília. Na sequência do texto, busco analisar a produção acadêmica mais recente sobre a temática urbana em Brasília. Por meio de uma análise bibliométrica de monografias, teses e dissertações produzidas pelos departamentos de sociologia e antropologia da Universidade de Brasília entre os anos de 2006 e 2021, procuro investigar de que maneira se apresentam as perspectivas teóricas e metodológicas dentro do campo de estudo urbano nas ciências sociais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.