Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38542
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RomuloAmorimDeCarvalho_tcc.pdf904,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O pregão eletrônico na administração pública
Autor(es): Carvalho, Rômulo Amorim de
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Licitação pública
Pregão eletrônico
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 20-Mai-2024
Referência: CARVALHO, Rômulo Amorim de. O pregão eletrônico na administração pública. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Na tentativa de reduzir os impactos burocráticos provenientes das modalidades utilizadas, o governo criou o pregão eletrônico através do Decreto nº 5.450 de 31 de Maio de 2005, onde o regulamenta como forma de aquisição de bens e serviços comuns e autoriza a realização do pregão através do uso de recursos de tecnologia da informação, normas estas que proporciona maior transparência e agilidade ao processo licitatório. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a importância do pregão eletrônico na Administração Pública. Especificamente, busca-se Abordar sobre a aplicabilidade do pregão eletrônico na Administração Pública; Expor as características que compõem o pregão eletrônico e Identificar as vantagens e desvantagens do pregão eletrônico como modalidade de licitação. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada através de leituras em bases de dados e informações científicas na Literatura Internacional (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) google acadêmico, livros e revistas. Em razão da necessidade de aprimoramento das modalidades de licitação existentes e conjeturando a busca de meios para resolver as dificuldades encontradas a presente temática apresenta relevância expressiva, ao se constatar que a modalidade de pregão eletrônico encontra-se em expansão na Administração Pública, fazendo com que o mesmo seja considerado uma opção eficaz para a apresentação de forma nítida das contratações e aquisições públicas que historicamente vinham sendo submergidas com corrupções e fraudes ao longo dos anos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.