Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Wander Cleber Maria Pereira da | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Lucas Amoêdo de Victor | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Vitor Nere Araújo | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Lucas Amoêdo de Victor; RIBEIRO, Vitor Nere Araújo. Enpyre: uma plataforma web interativa e lúdica para o ensino de Python. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de ferramenta para minimizar as dificuldades de ensino e aprendizado de programação. A ferramenta é uma plataforma online que permite a execução de código Python diretamente no navegador, eliminando a necessidade de instalação de requisitos técnicos na máquina do aluno. Além disso, a plataforma oferece uma abordagem lúdica para o ensino de programação, através de quiz para fixação de conteúdo e da criação de jogos para exercitar a lógica de programação. A ferramenta foi desenvolvida utilizando a biblioteca Pyodide, que permite a execução de código Python no navegador através da tecnologia Web Assembly. A interface da ferramenta foi desenvolvida utilizando a biblioteca PixiJS, que permite a criação de jogos em 2D no navegador. A ferramenta foi desenvolvida como um Trabalho de Conclusão de Curso e está disponível em <https://enpyre-play.vercel.app/>. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Python (Linguagem de programação de computador) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programação (Computadores) | pt_BR |
dc.title | Enpyre : uma plataforma web interativa e lúdica para o ensino de Python | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T22:36:05Z | - |
dc.date.available | 2024-07-03T22:36:05Z | - |
dc.date.submitted | 2023-05-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39155 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper presents a proposal for a tool to minimize the difficulties of teaching and learning programming. The tool is an online platform that allows the execution of Python code directly in the browser, eliminating the need for technical requirements installation on the student’s machine. In addition, the platform offers a playful approach to programming teaching, through quizzes to fix content and game creation to exercise programming logic. The tool was developed using the Pyodide library, which allows the execution of Python code in the browser using Web Assembly technology. The interface of the tool was developed using the PixiJS library, which allows the creation of 2D games in the browser. The tool was developed as a Final Course Work and is available at <https://enpyre-play.vercel.app/>. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|