Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3940
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_PaulaRodriguesZerbini.pdf202,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A interferência política na gestão escolar : benefícios e malefícios
Autor(es): Zerbini, Paula Rodrigues
Orientador(es): Câmara, João Batista Drummond
Assunto: Escolas - organização e administração
Clima organizacional
Políticos - atitude (Psicologia)
Data de apresentação: 2-Ago-2012
Data de publicação: 4-Out-2012
Referência: ZERBINI, Paula Rodrigues. A interferência política na gestão escolar: benefícios e malefícios. 2012. 44 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente estudo investigou a percepção dos servidores públicos lotados nas Escolas Estaduais de Araguaina-TO, sobre a forma de designação de diretores nos aspectos do ambiente organizacional, tendo em vista os desafios da legislação educacional vigente e a gestão administrativa. Para tanto, foram levantados dados demográficos dos servidores que atuam nas escolas, identificadas as formas de designação de diretores escolares, verificada a percepção dos servidores sobre clima organizacional e obtidos os indicadores que auxiliem a Secretaria de Educação a identificar possíveis falhas e/ou oportunidades de melhoria no quesito “designação de diretor”. Foi necessário realizar um procedimento metodológico utilizando a pesquisa descritiva, que se caracteriza frequentemente como estudo que procura determinar opiniões ou projeções futuras nas respostas obtidas, tendo como objetivo primordial a descrição das características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas características está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Os resultados obtidos demonstraram que a percepção dos entrevistados sobre a forma de designação é autoritária e repudiada por todos os entrevistados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.