Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3950
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_KarolineLimaSirqueira.pdf368,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A escravidão negra no Rio da Prata
Autor(es): Sirqueira, Karoline Lima
Orientador(es): Nogueról, Luiz Paulo Ferreira
Assunto: Escravidão
Prata, Rio da, Região (Argentina e Uruguai)
Negros - identidade racial
Data de apresentação: 1-Out-2012
Data de publicação: 9-Out-2012
Referência: SIRQUEIRA, Karoline Lima. A escravidão negra no Rio da Prata. 2012. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho trata da escravidão negra no Rio da Prata do período colonial até a Guerra Grande. Busca abordar quais são as mais notáveis características do Rio da Prata, como se relacionam com a História da escravidão no local e as principais atividades econômicas ao longo do tempo. De que modo o porto de Buenos Aires se relacionou com o Alto Peru durante o período colonial e como se deu a formação do Rio da Prata. Em seguida será pontuada a participação dos luso-brasileiros no contrabando de mercadorias e de escravos, analisando as diferentes fases do asiento. A presença dos escravos negros implicou em uma série de trabalhos desempenhados e de formas de socialização e ajuda. Sendo assim, abordam-se tipos de trabalho realizados pela mão-de-obra escrava negra no campo de Buenos Aires e na Banda Oriental, quais foram as formas de socialização, de ajuda mútua e de manifestação cultural. Por fim, tem-se uma análise a respeito da construção ideológica do Rio da Prata como um espaço de homogeneidade branca.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2012.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons