Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BrunaLaraDeAndradeReges_tcc.pdf625,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção da abordagem CTS nos espaços curriculares dos anos finais do ensino fundamental e na licenciatura em Ciências Naturais da Universidade de Brasília
Autor(es): Reges, Bruna Lara de Andrade
Orientador(es): Santos, Andre Vitor Fernandes dos
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Naturais
Ciência e tecnologia
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Pedagogos - formação
Data de apresentação: 8-Fev-2023
Data de publicação: 23-Ago-2024
Referência: REGES, Bruna Lara de Andrade. A inserção da abordagem CTS nos espaços curriculares dos anos finais do ensino fundamental e na licenciatura em Ciências Naturais da Universidade de Brasília. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar a forma como a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) é apresentada em quatro documentos curriculares atuais, a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), o Projeto Político do Curso (PPC) de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo em Movimento. Realizamos um mapeamento da produção acadêmica acerca da temática com o intuito de aguçar o olhar para a análise dos documentos. Desenvolvemos a análise por meio de uma abordagem discursiva inspirada em estudos foucaultianos, buscando identificar os espaços que os enunciados referentes à educação CTS potencialmente ocupariam nesses documentos e em práticas discursivas mais amplas, tais como a da formação de professores. Evidenciamos que, no âmbito das políticas de currículo, há uma série de enunciações que permitem pensar a inserção de aspectos caros à educação CTS. sendo para isso essencial a sua associação com outros enunciados tais como os do Ensino de Ciências e os da Formação de Professores. O Currículo em Movimento apresentou mais resultados, o que pode ser algo de extrema relevância para o ensino de ciências no DF.
Abstract: This text aims to investigate how the Science-Technology-Society (STS) relationship is presented in two current curricular documents: National Common Base for Initial Training of Basic Education Teachers (BNC-Formação) and Political Project of the Natural Sciences Teaching Course (PPC) at Faculdade UnB Planaltina. We carried out a bibliographic survey of the academic production on the subject STS with the intention of subsidize the analysis of the documents. We developed the analysis through a discursive approach inspired by Foucauldian studies, seeking to identify the spaces that the statements referring to STS education would potentially occupy in these documents and in broader discursive practices, such as teacher education. We showed that within the scope of curriculum policies there are a series of statements that allow us to think about the insertion of aspects that are important to STS education, and for this reason its association with other statements of science teaching is essential.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.