Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3982
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RilmaPereiradaSilva.pdf397,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Foco na formação e sua aplicação em uma sala de gramática
Autor(es): Silva, Rilma Pereira
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Prática de ensino - língua portuguesa
Aquisição de linguagem
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 22-Out-2012
Referência: SILVA, Rilma Pereira. Foco na formação e sua aplicação em uma sala de gramática. 2012. 27 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português e Respectivas Literaturas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre a técnica de ensino, denominada Foco na forma, e apresentar ponderações sobre a forma como essa técnica pode ser útil no ensino de gramática de Língua. De acordo com essa técnica, as estruturas gramaticais de uma dada língua são aprendidas por meio da união dos seguintes aspectos: a) experiência (input), b) estabelecimento de relações entre a sua língua materna e a língua que está aprendendo e c) o resultado dessa assimilação (output) e d) uma correção das dúvidas (feedback) (Cahyono (1999), Ellis R. (1998. 2001), Elizi (2004), Ferreira (2001), Freudenberguer (2006), Loewen (2011), Long (1988), Lyrio (2011). Richards and Rodgers (1986). Shang (2007), Sheen (2002). Takahashi (2001) Vídal (2009), Villalba (2008)). O trabalho se divide nas seguintes partes: a primeira seção apresenta semelhanças e diferenças entre a aquisição e a aprendizagem de língua e sobre aquisição de escrita, descritas por Kato (2005); a segunda seção justifica por que aplicar a técnica Foco na Forma (cf. Lobato (2003), Lyrio (2011). Rocha (2010), Takahashi (2001). Travaglia (1996), Usma Wilches (2007), Villalba (2008)) e mostra como isso pode ser feito (cf. Ellis R. 1998); a terceira exemplifica de forma prática como a técnica pode ser implementada numa aula de gramática. As considerações finais do trabalho mostram o valor da conscientização do professor de língua portuguesa acerca do uso de métodos e técnicas específicos em suas aulas de gramática.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons