Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4042
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ClaudioVicentedaSilva.pdf754,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: AFROPRESS : engajamento e neutralidade
Autor(es): Silva, Claudio Vicente da
Orientador(es): Moura, Dione Oliveira
Assunto: Agências de notícias
Jornalismo - objetividade
Racismo
Negros - identidade racial
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 7-Nov-2012
Referência: SILVA, Claudio Vicente da. AFROPRESS: engajamento e neutralidade. 2011. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho monográfico pretende descrever como a AFROPRESS, Agência de Informação Multiétnica, pratica um outro agendamento da notícia. A Afropress é uma agência de notícias voltada para a questão do negro. O objetivo deste trabalho é analisar o posicionamento da Agência de Notícias Afropress no contexto da relação Neutralidade Jornalística e do Engajamento Jornalístico, considerando sua intenção de visibilização do negro brasileiro. Para isso se fará necessário explicar como é o racismo brasileiro, a importância dos resultados da Conferência de Durban para o combate ao racismo no Brasil, tratar do conceito de notícia, de valor-notícia, entre outros. Tentando dar uma noção prática do trabalho da agência, exemplificamos com um caso que foi coberto por ela e que teve algum destaque.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4042
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons