Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LoraineBorgesGuimaraes.pdf543,43 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRazuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro-
dc.contributor.authorGuimarães, Loraine Borges-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Loraine Borges. Materiais pedagógicos como instrumentos possibilitadores da inclusão de deficientes visuais no ensino de modelos atômicos. 2011. [24] f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2011.en
dc.description.abstractA partir das orientações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e do MEC (Ministério da Educação), os alunos especiais passaram a ser incluídos nas escolas regulares. Sendo assim dever da escola promover a inclusão. Especificamente na inclusão de cegos, é preciso recursos adequados para suprir a falta de visualização. Neste contexto, a Química, disciplina que utiliza grande apelo visual, oferece um enorme desafio para a aquisição dos seus conceitos pelos deficientes visuais. O trabalho propõe a discussão sobre a importância da utilização de trabalhar com recursos pedagógicos que possibilitem aos deficientes visuais a compreensão e a construção do imaginário sobre os Modelos Atômicos. Sendo proposto o desenvolvimento de materiais acessíveis ao manuseio que simulassem Modelos Atômicos, foram desenvolvidos protótipos que simulavam os Modelos Atômicos de Dalton, Thompson, Rutherford e Bohr. Com o uso dos protótipos evidenciou a importância da utilização de recursos didáticos para a aprendizagem independente das características individuais promovendo com isso a inclusão.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMaterial didáticoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordDeficientes visuais - educaçãoen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.titleMateriais pedagógicos como instrumentos possibilitadores da inclusão de deficientes visuais no ensino de modelos atômicosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-11-09T13:15:05Z-
dc.date.available2012-11-09T13:15:05Z-
dc.date.issued2012-11-09T13:15:05Z-
dc.date.submitted2011-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4059-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons