Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AmandaLuciaMendoncaSilvaMedeiros.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelos alternativos ao gráfico CUSUM no controle de infecção hospitalar na UTI do Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Medeiros, Amanda Lúcia Mendonça e Silva
Orientador(es): Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Coorientador(es): Turnes, Osíris
Assunto: Controle de qualidade
Análise de regressão
Controle de processo
Infecção hospitalar
Métodos gráficos
Data de apresentação: Jun-2012
Data de publicação: 22-Nov-2012
Referência: MEDEIROS, Amanda Lúcia Mendonça e Silva. Modelos alternativos ao gráfico CUSUM no controle de infecção hospitalar na UTI do Hospital Universitário de Brasília. 2012. i, 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O controle estatístico de qualidade é um conjunto de ferramentas muito utilizado e inicialmente foi implantado na indústria, mas com o desenvolvimento e reconhecimento da sua funcionalidade, foi se expandindo para diversas áreas. Estratificações, folhas de verificação, diagramas e gráficos são alguns exemplos das ferramentas utilizadas no controle de qualidade, cada uma delas com suas próprias características. No presente trabalho serão explorados apenas os gráficos de controle, que fazem acompanhamento e fornece rápida visualização do que está acontecendo no processo, de forma que, fica perceptível quando a variável que se deseja estudar sai do seu comportamento normal. Entre tantas áreas que utilizam as técnicas de controle estatístico de qualidade, a área hospitalar foi uma em que estas técnicas têm grande aplicabilidade e de muitas formas, como por exemplo: na qualidade da administração, no monitoramento de taxas de bactérias multirresistentes, no controle de infecções cirúrgicas, entre outras. No Hospital Universitário de Brasília (HUB) a infecção bacteriana nas Unidades de Terapias Intensivas (UTI) é um assunto de grande importância e preocupação. No HUB, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) passou a contar com apoio estatístico no controle de infecções/colonizações bacterianas na UTI desde 2003. Esse suporte tem como objetivo monitorar e auxiliar na redução do número de infecções/colonizações das bactérias mais frequentes nos casos positivos, utilizando basicamente de ferramentas estatísticas de qualidade. A aluna recém-graduada Camila Tigano Milani realizou um estudo no HUB, e observou que após a implementação de uma coleta mais criteriosa, na qual os dados passaram a possuir maior qualidade e confiabilidade, e a criação de um programa de retroalimentação que melhorou a troca de informações entre a UTI e a CCIH, os resultados mostraram que houve uma redução na frequência mensal/anual, o que apontaria para uma possível melhoria no processo de vigilância (Milani, 2011). No estudo citado, as observações e conclusões foram feitas utilizando uma ferramenta específica do controle de qualidade, o gráfico CUSUM (Cumulative Sum). O presente estudo propõe um melhoramento das técnicas utilizadas, com a ampliação da pesquisa dos possíveis gráficos de controle aplicáveis a esse estudo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Estatística, 2012.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons