Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4083
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoaoAntonioMartinsGalvao.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimação da temperatura média na região amazônica por meio de técnicas de Cokrigagem
Autor(es): Galvão, João Antônio Martins
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Temperatura atmosférica
Geoestatística
Amazônia
Data de apresentação: 6-Jul-2012
Data de publicação: 22-Nov-2012
Referência: GALVÃO, João Antônio Martins. Estimação da temperatura média na região amazônica por meio de técnicas de Cokrigagem. 2012. v, 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Ocupando quase metade do território brasileiro e com uma grande biodiversidade a Amazônia é motivo de preocupação mundial, sendo o controle da temperatura na região de vital importância. Este trabalho busca estimar a temperatura na região da Amazônia no ano de 2010. Mais do que isso, busca na implementação da técnica de Cokrigagem, na linguagem SAS/IML, apresentar uma alternativa mais abrangente nas estimações de variáveis amostradas espacialmente comparativamente a técnica de Krigagem. Pôde-se observar que a técnica de Cokrigagem não é sempre melhor que a Krigagem, porém vale ressaltar que nos locais onde a Cokrigagem foi melhor, os erros padrões da temperatura estimada foram muito menores do que quando a Krigagem foi melhor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2012.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons