Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SaradeOliveira.pdf554,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mecanismos de paráfrase
Autor(es): Oliveira, Sara de
Orientador(es): Naves, Rozana Reigota
Assunto: Paráfrase
Produção textual
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 5-Dez-2012
Referência: OLIVEIRA, Sara de. Mecanismos de paráfrase. 2012. 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português e Respectivas Literaturas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este estudo tem por objetivo identificar e analisar a frequência de uso dos mecanismos de paráfrase em produção textual de alunos de ambos os sexos do Curso de Redação Oficial ofertado para o Ministério do Emprego e Trabalho, pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB), no ano de 2012. Esses textos serão analisados através do método analítico-descritivo, utilizando por base os estudos de diversos autores, como Ilari e Geraldi (1990) e Cançado (2008), entre outros, que formam o referencial teórico deste trabalho.Constitui-se uma pesquisa analítico-descritiva porque busca, a partir de um estudo teórico, identificar os diferentes mecanismos de paráfrase e analisar a frequência de ocorrência de um em relação aos outros. Tratando-se de um trabalho sobre paráfrase, obviamente há um texto original em que os alunos se apoiaram para produzir as paráfrases. Esse texto, intitulado Apresentação do Manual da Aprendizagem do MTE (Fragmento), está presente no material-base – Módulo 1 - Trabalhando coma Leitura e a Compreensão de Textos – formulado especialmente para os estudantes do curso. O texto original foi escrito utilizando o português culto. Os alunos fizeram duas paráfrases desse texto adequando a linguagem para ser lido pelo diretor de uma empresa e por um colega de limpeza. Este trabalho se divide em cinco partes: esta breve introdução; seguida pela parte teórico-analítica composta por quatro capítulos. No primeiro, discutimos o conceito de paráfrase apresentado por diversos autores. No capítulo seguinte apresentamos os diversos mecanismos de paráfrase e o terceiro capítulo trata sobre a manipulação dos papeis temáticos em textos parafraseados. No quarto capítulo temos a parte de análise de onze textos parafraseados, cujos resultados estão representados sob a forma de gráficos. Por fim, apresentamos as considerações finais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguistica, Português e Línguas Clássicas, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons