Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4196
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EduardaBahienseMachadodaSilva.pdf7,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Roteirizarão dos veículos utilizados no sistema de limpeza urbana do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Eduarda Bahiense Machado da
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Coleta seletiva de lixo
Caminhões - rotas
Data de apresentação: Jul-2012
Data de publicação: 10-Dez-2012
Referência: SILVA, Eduarda Bahiense Machado da. Roteirizarão dos veículos utilizados no sistema de limpeza urbana do Distrito Federal. 2012. viii, 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O Sistema de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal tem como missão regulamentar e fiscalizar todas as questões relacionadas a coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Sendo assim esse órgão possui uma grande importância ambiental, além de grande significância no que diz respeito á saúde da população. No entanto não é o próprio SLU que realiza essa função, por isso é de fundamental relevância que as empresas que prestam esse serviço sejam fiscalizadas e avaliadas regularmente por ele. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é auxiliar na gestão desse serviço, através de um estudo preliminar de roteirizarão dos veículos que prestam serviço para o SLU. Com ele será possível não só gerar melhores rotas para serem licitadas pelas empresa, como também será viável realizar uma avaliação do serviço prestado. Além disso, o trabalho também propõe um algoritmo para que o problema de roteirizarão seja resolvido, através do método de Clarke e Wright, ou seja, o cálculo da menor distância percorrida pela malha. Os resultado obtidos mostraram que é possível otimizar as rotas propostas pelo SLU e que a metodologia proposta é capaz de auxiliar os gestores do órgão para que os serviços sejam mais completos e menos onerosos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Estatística, 2012.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons