Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariliaGoncalvesLopes.pdf136,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Revisão de textos como metodologia de ensino de língua portuguesa
Autor(es): Lopes, Marília Gonçalves
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Revisão de textos
Prática de ensino
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 11-Dez-2012
Referência: LOPES, Marília Gonçalves. Revisão de textos como metodologia de ensino de língua portuguesa. 2011. 21 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente artigo apresenta propostas sobre a adoção de práticas de revisão textual como metodologia de ensino da língua portuguesa. As propostas são baseadas em diversas temáticas tais como: a diferenciação semântica entre os termos “revisão” e “correção textual”, a discussão sobre a importância dos estudos e critérios de revisão de textos para o ensino escolar, a influência da consciência morfossintática na aprendizagem de língua portuguesa e na prática de revisão, a necessidade de preparação do professor para que ensine tal atividade. No intuito de orientar o trabalho do professor, apresentam-se critérios que podem ser utilizados para o ensino de revisão de texto, criando etapas para a realização da revisão, além demonstrar um exemplo de dinâmica pedagógica para suscitar nos alunos o interesse e reconhecimento da necessidade da revisão textual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4206
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons